Imprimir

Notícias / Brasil

Quatro recenseadores são roubados no interior de SP

G1

Quatro recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tiveram seus PDAs (equipamento eletrônico para coleta de dados) levados por ladrões em Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo, entre segunda (16) e terça-feira (17). Os roubos aconteceram nos bairros de Alexandre Balbo, Jardim Aeroporto e Parque Ribeirão. Todos ocorreram no fim da tarde.

IBGE vai recensear 13,5 milhões de casas no estado de SP Rafael Carvalho, coordenador do Censo em Ribeirão Preto, diz que os ladrões devem ter pensado que o aparelho podia ser usado para outro fim, e não apenas para coleta de dados. "O PDA possui a carcaça de um celular, mas sai de fábrica bloqueado, sem nenhum programa [de telefonia], e não há qualquer forma de ele ser usado para outra função. Nenhuma pessoa que mexe com telefonia consegue colocar um telefone ali dentro, ou um MP3 player", diz Carvalho.

Os aparelhos, que foram confeccionados exclusivamente para serem utilizados pelo IBGE, armazenam todos os questionários feitos pelo recenseador em uma jornada de trabalho. Ao fim do expediente, as informações são descarregadas em um computador central de cada região.

Como os PDAs foram roubados antes que os recenseadores voltassem à base do IBGE, apenas os dados coletados nos dias dos roubos foram perdidos. Por conta disso, alguns moradores devem receber novamente a visita dos funcionários que fazem o Censo.

Carvalho afirma que os aparelhos já foram repostos, mas que não há recenseador trabalhando nas regiões dos roubos para que sejam feitas as devidas avaliações. "Esse tipo de coisa só prejudica o local que está sendo pesquisado. A gente pede que devolvam os aparelhos, porque não há nenhuma utilidade para eles [criminosos], mas para o IBGE é muito importante", comenta.
Imprimir