Imprimir

Notícias / Educação

Rede Municipal está com 68% de notas superiores às metas do MEC

Da Redação - JM

Divulgado no último dia 05 de julho, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostrou a melhoria do ensino da Rede Municipal de Várzea Grande. Com uma média final de 4,6 para o ensino fundamental, superou a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) que era de 4,3.

Das 44 escolas participantes da avaliação, 30 obtiveram pontuações superiores à prevista, ou seja, 68,18% das unidades estão acima da média estabelecida para o ensino público municipal. A Rede Municipal possui, ainda, nota similar à nacional nas séries iniciais (5º ano) e maior que a verificada nas séries finais (9º ano) que foi de 4,0.

Entre as escolas com melhores desempenhos destacam-se a EMEB “Prof.ª Marilce Benedita de Arruda” (5,9), EMEB “Ana Rosa da Silva” (5,4), EMEB “Armindo de Arruda Campos” (5,4), EMEB “Apolônio da Silva” (5,3) e EMEB “Prof.ª Rita Auxiliadora Campos” (5,3). Segundo a assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande (Smec/VG), participaram da avaliação 2.619 estudantes do 5º ano e 623 do 9º ano.

A respeito do bom desempenho das unidades municipais, o secretário titular da Smec/VG, Wilton Coelho, afirma ser este a reconhecimento do trabalho desenvolvido em sala de aula. “Esse é um reflexo do empenho de nossos professores que não estão medindo esforços em proporcionar aos nossos alunos um ensino que faz a diferença. Eles (professores) são fantásticos”.

Sobre o trabalho pedagógico realizado nas escolas, a diretora da EMEB “Prof.ª Marilce Benedita de Arruda”, Rita Mara de Arruda Cortez, afirma que, em sua unidade, a que possui melhor Ideb da rede municipal, os professores realizam estudos e atualizações constantes. “Acredito que esse nosso compromisso com a educação pública de qualidade para todos é o grande diferencial de nossa escola e responsável pelo bom desempenho apresentado no Ideb em 2009”.

Merecem destaque, também, as Emeb’s “Prof.ª Juvenília Monteiro” e “Prof.ª Maria das Graças Pinto” que apresentaram grande melhora em relação à avaliação anterior, feita em 2007. Na última edição do Ideb, ambas conseguiram 5,1 pontos, valor bem acima dos 3,3 e 3,9 observados anteriormente, respectivamente, na “Juvenília” e “Maria das Graças”.

META 2011 - O próximo processo de avaliação do ensino básico em todo o país ocorre em 2011. Contudo, a Rede Municipal de Ensino já alcançou a meta projetada para aquele ano que é de 4,5. “Mas isso não é motivo para nos acomodarmos. Vamos continuar investindo em uma educação de qualidade e buscando, cada vez mais, superar índices”, destaca o secretário titular da Smec/VG, Wilton Coelho. Com inforamções da assessoria/Secom/VG.
Imprimir