Imprimir

Notícias / Educação

Professores participam de curso sobre inclusão de alunos com deficiência visual

Da assessoria

Professores da Rede Municipal de Ensino se preparam para desenvolver de forma mais eficiente, a inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares. O curso de capacitação neste sentido, ministrado pelo professor doutorando Vanderlei Balbino da Costa, vai beneficiar 278 educadores do município e acontece no período de 23 a 27 de agosto, no auditório da Secretaria de Educação de Rondonópolis.

A secretária Marilda Soares Rufino explica que o objetivo do curso é promover conhecimento da área para os profissionais da Educação e, com isso, garantir o acesso e a permanência do aluno com deficiência visual em sala de aula, além da aprendizagem de crianças e adolescentes. Entre os estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino existem atualmente dezoito com visão subnormal e seis com deficiência total.

Interessada em fortalecer a Política Nacional de Educação Especial em Rondonópolis, a equipe responsável pelos projetos de ensino na cidade desenvolve uma série de projetos e ações voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência nas unidades escolares. Dentre as ações se destaca a de apoio técnico e pedagógico aos professores e aos alunos.

Graças ao saldo positivo do atendimento oferecido aos alunos com deficiência, a comunidade escolar de Rondonópolis foi contemplada com diversos programas da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – Seep/MEC, como os que oferecem equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógico e de acessibilidade para as escolas municipais. A proposta é apoiar o desenvolvimento da educação inclusiva na cidade pólo da região Sul do Estado.

Com carga horária de 40 horas, o curso é dividido em módulos. Os professores vão receber aulas sobre a inclusão do aluno, a definição de Deficiência Visual e Baixa Visão, comunicação e relacionamento, estimulação para deficiência visual e o ensino do Braille. As aulas acontecem das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
Imprimir