Imprimir

Notícias / Cultura

Músicos dão mãozinha para calçada contar história do rock

Terra

A algumas quadras da Calçada da Fama, em Hollywood, a loja de instrumentos musicais Guitar Center teve de pensar em algo grandioso para chamar atenção. A solução encontrada: outra calçada, a do Rock, onde já deixaram marcas artistas como Eric Clapton e Ozzy Osbourne.

No número 7.425 do Boulevard Sunset, a Hollywood's RockWalk (nome original da Calçada da Fama do Rock) fica dentro da enorme Guitar Center, junto com um rico acervo de guitarras, fotografias, bustos e outros itens que formam uma espécie de museu do rock.

Com uma dose de rebeldia, a calçada exibe marcas de mãos - e não dos pés - dos músicos. Até agora, seu piso é formado por 468 placas carimbadas por artistas ou por bandas inteiras, como o Iron Maiden, que faz cinco shows no Brasil a partir deste dia 12; e o Kiss, que toca em São Paulo e no Rio de Janeiro em abril.

Stevie Wonder e Ed Van Halen estiveram entre os primeiros a afundar a mão no cimento no dia da inauguração da RockWalk, 13 de novembro de 1985. Com o passar dos anos, a calçada também mostrou que o rock não é feito só por músicos, e imortalizou criadores dos equipamentos que acompanharam o desenvolvimento do gênero, como Jim Marshall e Hartley Peavey (dos amplificadores de som) e Leo Fender (das guitarras que levam seu nome).

Desgrudando os olhos do chão, pode-se olhar as paredes da Guitar Center de Hollywood que, como toda loja, expõe seus produtos. Etiquetas com preços de US$ 40 mil ou US$ 90 mil, no entanto, são normais por aqui. Principalmente no salão Vintage, que exibe guitarras capazes de atrair colecionadores de objetos antigos, músicos em busca da sonoridade perfeita e consumistas de plantão.
Imprimir