Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Farmácias magistrais de Cuiabá atingem metas e obtêm certificado de participação do SINAMM, Sistema Nacional de Aperfeiçoamento

Da assessoria

As farmácias de manipulação Bela Vida, Bel Flora, Biológica, Farmabel, Hygia, Nossa Senhora de Fátima, Phloraceae, Única e Vitale de Cuiabá estão entre as 27 farmácias magistrais do Mato Grosso que receberam o certificado de participação do 2º ciclo do SINAMM – Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral da Anfarmag que demonstra o compromisso do estabelecimento com a qualidade dos serviços e a busca ela melhoria e qualificação dos processos magistrais.

O SINAMM foi importante para a melhoria da qualidade de produtos, serviços e de gestão de negócios da farmácia. Com esse sistema de monitoramento conseguimos aprimorar ainda mais os cuidados para os pacientes adquirirem medicamentos manipulados com segurança,eficácia e qualidade, diz Tiago Borges e Silva, farmacêutico bioquimico, sócio proprietário da Bela Vida Farmácia de Manipulação.

Para nós da Biológica, o SINAMM foi uma forma de integrar diversas necessidades da empresa em um único programa, facilitando o trabalho e tornando menos onerosas atividades como: Treinamento dos colaboradores, Controle de Qualidade de substâncias e medicamentos e Auditorias. O SINAMM oferece um conjunto de benefícios integrados, que favorecem a competitividade das Farmácias, e asseguram melhores padrões de qualidade para a empresa e funcionários, o que resulta em maior satisfação de clientes e médicos, diz Célio Fernandes, diretor técnico da Farmácia Biológica.

Para Doracy Soares M. Santana, farmacêutica responsável pela Hygia farmácia de manipulação, o SINAMM é uma ferramenta de qualidade que contribui para o aperfeiçoamento e melhoria dos processos magistrais.

O Sinamm 2º ciclo veio consolidar o 1º ciclo, os colaboradores sempre atentos aos processos de melhoria continua, gerando comprometimento e maior dedicação ao que faz, Cleula de Fátima Maciel Borges, Farmacêutica Responsável pela farmácia Nossa senhora de Fátima.

Mara Betúlia, farmacêutica da farmácia Única, o SINAMM é uma importante ferramenta de interação das farmácias magistrais com a Anvisa, principalmente em relação ao cumprimento das novas exigências da agência e também de se tornar mais presente no dia a dia dos profissionais farmacêuticos por meio de prestação de serviços diversos como acesso a educação continuada. Á distância (TV Farma), cursos diversos (trabalhos científicos) e aprimoramento de processos magistrais.

Nós da Farmacia Vitale vemos no SINAMM uma grande oportunidade treinamento contínuo para nossos funcionários qualificando-os já que o setor passar por mudanças constantemente e como conseqüência conseguimos obter um aperfeiçoamento de nossos procedimentos garantindo a qualidade de nossos produtos manipulados. Tendo a Anfarmag por trás de um grande sistema de monitoramento como o SINAMM nos dá a confiança e segurança de que estamos no caminho correto, diz Cybele Figueira, farmacêutica da Farmácia Vitale.

O SINAMM é um sistema destinado ás farmácias magistrais para orientação e na adequação às Boas Praticas de Manipulação visando um alto padrão de qualidade e melhorar a gestão de negócios da farmácia. Além disso, favorece o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do segmento magistral através de programas como educação continuada, transmitidos pela TV Farma, controle de qualidade com compartilhamento de dados, desenvolvimento de autoinspeção (auditoria) e monitoramento dos programas pela Internet.

Com o SINAMM as farmácias magistrais têm a possibilidade de estarem sempre á frente da regulamentação e aprimorar ainda mais os cuidados para os pacientes adquirirem medicamentos manipulados com eficácia.

A farmácia magistral ou farmácia de manipulação elabora a dose exata prescrita aos pacientes pelos médicos, com indicação de composição qualitativa e quantitativa, da forma farmacêutica e da maneira de administração. Além disso, é possível economizar na compra, pois só é consumido o que exatamente foi prescrito.

Saiba mais sobre a Anfarma

A Anfarmag – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais representa os interesses institucionais de estimadas 7.800 farmácias que estão registradas nos conselhos farmacêuticos de todo o país como atuantes na manipulação de medicamentos. Atuam no setor aproximadamente 15.000 profissionais da área e 35.000 outros colaboradores, que atendem anualmente 100 mil prescritores e um universo de 60 milhões de pessoas.

A atuação da Anfarmag em defesa e promoção da farmácia e do medicamento magistral no Brasil resultou numa série de atividades e conquistas que têm alterado o perfil do setor nos últimos anos. Contribui ativamente na construção do marco regulatório. Estruturou a representação institucional junto aos três poderes da república. Desenvolveu e implanta desde 2006 um programa de auto-regulação e de controle de qualidade, o SINAMM – Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral, que padroniza o conhecimento de todas as farmácias participantes por meio de um programa de educação continuada exibido pelo canal de televisão exclusivo (TV Farma), transmitido via satélite.

Em alinhamento com outras entidades, a Anfarmag atuou fortemente para a edição do Âmbito Farmacêutico pelo CFF, cujos efeitos positivos puderam ser medidos com o aprimoramento da regulamentação do setor. Simultaneamente, a associação colabora para consolidar a farmacopéia brasileira e a inserção do medicamento magistral em escala cada vez maior nos tratamentos de saúde do país.

O trabalho da instituição tem abrangido ainda o relacionamento com os prescritores, especialmente médicos, por meio da edição de guias profissionais que colaboram para as políticas públicas que propunham o uso racional de medicamentos.

Este conjunto de ações tem resultado, no âmbito interno, num crescente reconhecimento dos integrantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária sobre a qualidade da farmácia magistral brasileira; no âmbito externo, na busca por mais conhecimento do desenvolvimento do setor no Brasil pelas entidades mundiais das farmácias magistrais e dos profissionais farmacêuticos, por meio de palestras em conferências internacionais e divulgação de relatos destes trabalhos em publicações indexadas.

A Anfarmag atua ainda no estímulo para o desenvolvimento do cooperativismo no setor ao apoiar iniciativas como a INFAR – Central de Negócios Farmacêuticos.
Imprimir