Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Balões de festa deveriam custar US$100, diz vencedor do Nobel

G1

A quantidade de gás hélio disponível, cada vez mais baixa, deveria causar o aumento do custo de balões de festa para US$100, segundo o vencedor do prêmio Nobel de Física de 1996, o físico da Universidade de Cornell, Estados Unidos, Robert Richardson, em entrevista para a revista New Scientist. Sua previsão é de que em 25 anos todo o gás hélio existente na atmosfera acabará. As informações são do site LiveScience.

O valor do hélio mais do que dobrou nos últimos anos. Por suas características únicas, é o gás favorito para experiências com aceleradores atômicos e equipamentos magnéticos usados na medicina, por exemplo.

A Nasa e o Departamento de Defesa Americano usam hélio em explorações espaciais e sistemas de defesa, quantidade que equivale a 25% do hélio usado nos Estados Unidos. O uso em balões de festa significa menos de 5%.

O país possui a Reserva Federal de Gás Hélio, porém, com a privatização do sistema, todo o hélio será vendido até 2015. A quantidade equivale à metade do hélio existente em todo o mund
Imprimir