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C4 mostra suas novas linhas e mecânica pouco antes de estrear em Paris

UOL

Foram divulgadas as primeiras fotos do Citroën C4, modelo que irá debutar oficialmente no Salão de Paris, entre os dias 2 e 17 de outubro. Apesar de ser tratado como uma "nova geração", o C4 utiliza a mesma plataforma do modelo atual. Mesmo assim a montadora francesa promete mais espaço e tecnologia, além de melhores materiais e motorizações.

Quanto a estética o C4 ficou mais alinhado com a nova linguagem de design da marca. Seu visual além de mais moderno está mais agressivo, fruto dos traços vincados nas várias superfícies. Esportividade também é uma palavra que pode adjetivar o modelo, graças principalmente a defletores dianteiro e traseiro e aos faróis redesenhados.

No renovado interior, o C4 traz materiais mais nobres. Os instrumentos ganharam nova disposição e o painel passou por mudanças. A Citroën ainda destaca melhorias no isolamento acústico. Mesmo assim, o maior destaque do novo C4 é a tecnologia empregada no modelo. Neste ponto a fabricante garante sistema de ponto cego, limitador/regulador de velocidade programável, faróis de neblina com iluminação estática de cruzamentos, regulagem lombar elétrica dos banco e ainda função de massagem para o condutor e passageiro. Itens mais tradicionais como o ESP e a assistência à frenagem de emergência também marcam presença.

O novo C4 estreará novas soluções no âmbito do serviço eTouch, que, além de chamadas de emergência e localização da viatura, disponibiliza o “Eco Driving”, programa de ajuda a uma condução mais amiga do ambiente. Além disso, a marca francesa anuncia a utilização de 15% de matérias verdes na concepção do C4 – uso de poliamida reciclável nas rodas e suporte da grade em polipropileno reciclado. O novo C4 virá equipado com os novos pneus Michelin de baixo atrito, que prometem ser responsáveis por uma redução de 5 g/km nas emissões de CO2 e de 0,2 l/100 km no consumo, ou seja, 90 litros de combustível ao longo da vida útil dos pneus.

Mas destaque maior vai para a introdução de uma linha de motores híbridos diesel, designada e-HDI, que estará dotada com a mais recente geração do sistema Stop&Start. Disponível na fase de lançamento estará um grupo propulsor de 112 cv, com um câmbio de seis velocidades, que anuncia uma velocidade máxima de 190 km/h, necessitando de 11,2 s para cumprir a marca de zero a 100 km/h. O consumo misto anunciado oscila entre 4,2 l/100 km e 4,4 l/100 km, e as emissões de CO2 são de 109 g/km. Mais tarde será lançada uma variante de 92 cv, que deverá emitir 99 g/km de CO2.

A gama de motores “convencionais” contempla três unidades a diesel, de 90 cv, 110 cv e 150 cv, e outras tantas a gasolina, de 95 cv, 120 cv e 155 cv. Destaque ainda para uma variante movida a gás natural, de 120 cv. (colaborou Automotor/Portugal)
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