Imprimir

Notícias / Mundo

Republicanos elegem negro para comandar o partido pela primeira vez

Reuters

O Partido Republicano escolheu seu primeiro líder negro nesta sexta-feira ao eleger o ex-vice-governador de Maryland Michael Steele para reestruturar a legenda, após uma série de derrotas.

Steele, 50, é visto dentro do partido como um orador habilidoso que pode ajudar a levar a mensagem da legenda aos americanos negros, hispânicos, suburbanos e a outros grupos de crescimento rápido que repudiaram o partido nos últimos anos.
O político tem argumentado que, sendo um alto membro do Partido Republicano em um Estado fortemente democrata, ele sabe como falar com os eleitores fora dos redutos republicanos no sul.

"Iremos ganhar novamente no nordeste", afirmou a uma multidão nesta sexta-feira. "Continuaremos a vencer no sul. Venceremos no Meio-Oeste. E quando chegarmos ao oeste, venceremos lá também."

Como presidente do Comitê Nacional Republicano, Steele terá de encontrar uma forma de rivalizar com o democrata Barack Obama, que se tornou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos há 11 dias.

Ex-seminarista católico, advogado corporativista e ex-cunhado do boxeador Mike Tyson, Steele prometeu diminuir a lacuna digital em relação aos democratas, que usaram a internet para arrecadar fundos e construir um exército de voluntários.

Pressão
O Partido Democrata elegeu seu primeiro líder negro, Ron Brown, em 1989.

Steele ficará sob forte pressão para conseguir vitórias na eleição legislativa de 2010.

Muitos republicanos afirmam que o partido precisa apenas fazer um trabalho melhor em comunicar seus principais ideais --como um governo limitado e um forte Exército-- em vez de amenizar sua filosofia conservadora.

A votação desta sexta-feira foi a primeira corrida pela liderança do partido disputada desde 1997, antes de George W. Bush (2001-2009) chegar à Casa Branca.

O atual líder Mike Duncan, escolhido por Bush para o cargo em 2007, pretendia continuar no posto, mas viu seu apoio ruir entre os 168 membros do Comitê na primeira rodada de votação.

Alguns republicanos acusam Steele de não ser conservador o suficiente por suas associações passadas com um grupo de tendência moderada. Porém, Steele recebeu um impulso quando um candidato negro popular entre os conservadores religiosos, Ken Blackwell, saiu da corrida pelo cargo e instou seus simpatizantes a votar em Steele.

Steele derrotou o candidato remanescente, Katon Dawson, na sexta rodada de votação. A votação final foi 91 a 77.
Imprimir