Imprimir

Notícias / Política BR

Serra pede direito de resposta ao PCO por ataques ao PSDB

Terra

A coligação do candidato do PSDB à presidência, José Serra, protocolou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de direito de resposta contra o Partido da Causa Operária (PCO). O motivo seria a divulgação de informação falsa, que denigre a imagem do PSDB, divulgada pelo PCO em seu programa eleitoral na televisão.

Segundo a coligação, o PCO acusou o PSDB de ter transformado a Petrobras em sociedade anônima em 1997, de patrocinar o trabalho escravo na empresa e de dilapidar o patrimônio público. O programa foi divulgado na última terça-feira (24).

A coligação "O Brasil Pode Mais" pede tempo de um minuto para cada bloco do PCO veiculado com a suposta propaganda irregular para o direito de resposta. Além disso, solicita que a Corte proíba a legenda de divulgar esses trechos em sua propaganda eleitoral.

No pedido, a coligação afirma que nos anos 50, quando a Petrobras foi criada, foi estipulado que a empresa seria uma sociedade por ações. "(É) evidente, portanto, que a Petrobras não foi transformada em Sociedade Anônima em 1997, uma vez que já nasceu como sociedade por ações, o que torna a afirmativa da propaganda mentirosa e merecedora de sanção", afirma.

O pedido diz também que apontar o governo da coligação como "patrocinadores de escravidão de trabalhadores e de dilapidação da fazenda pública, tudo isso com base em informação falsa, é, no mínimo, uma forma injuriosa de buscar reprovação moral no julgamento do eleitor".
Imprimir