Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Alunos da Escola Princesa Isabel fazem reflorestamento nas margens de córregos

Da assessoria

Cerca de quatro mil metros de margens dos córregos Lajeadinho e Macaco, no Jardim das Flores, devem ser reflorestados num prazo de cinco anos. A previsão é feita pelo professor Zorobabel Fernandes da Silva que pretende envolver todos os alunos da Escola Municipal Princesa Isabel no projeto que começou no ano passado. Estudantes de duas turmas já se responsabilizam pelo plantio e manutenção de mudas de árvores nativas em parte da extensão.

O professor especialista em Gestão de Educação Ambiental incluiu a proposta de reflorestamento de matas ciliares às margens dos córregos que cortam o bairro no Projeto Agenda 21 na Escola. Depois de desenvolver todo o planejamento de ações, Zorobabel Silva começou a trabalhar a questão ambiental em aulas teóricas desenvolvidas dentro e fora da sala de aula e, em seguida, as aulas práticas.

Nessa primeira etapa, o projeto conta com a participação de 24 alunos da primeira fase do terceiro ciclo que corresponde à antiga 6ª série e 23 da segunda fase do terceiro ciclo (antiga 7ª série). Crianças e adolescentes se responsabilizaram pela perfuração das covas com 40 centímetros de profundidade e o plantio de mudas de jatobá, umbarú, aroeira, ingá feijão e ingá de corda, feito no final do ano passado.

A partir daí, os alunos trabalham semanalmente na manutenção das árvores que devem contribuir com a recuperação do meio ambiente e da qualidade do ar na região. Zorobabel Silva explica que meninos e meninas utilizam enxadas e rastelos para fazer o coroamento das plantas (limpeza em volta para evitar incêndio no período de seca). Ele conta que neste ano já foram realizadas duas limpezas em toda a extensão reflorestada até agora.

Aulas de conscientização também fazem parte do Projeto de Educação Ambiental na Escola Princesa Isabel. Entre as lições está a de alertar a comunidade escolar para os males que podem causar o lixo jogado nas ruas e nas margens e leito de córregos e rios. Todas as ações e os resultados já obtidos vão ser registrados num documentário feito pelos próprios alunos, para apresentação à comunidade, no mês de outubro.

A iniciativa do professor Zorobabel Silva está entrelaçada com projetos desenvolvidos por outros educadores da escola e conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente do Município – Semma que oferece algumas mudas de árvores nativas para o reflorestamento. As diversas ações ambientais reúnem 360 alunos matriculados no período matutino e vespertino.

Destaque no Ideb

A Escola Princesa Isabel do Jardim das Flores está entre as unidades da Rede Municipal de Ensino que se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb de 2009. A qualidade do ensino-aprendizagem garantiu 4.1 pontos. O que supera a projeção do Ministério da Educação – MEC de chegar a 3.5. O resultado positivo é a soma da dedicação dos professores e a prioridade definida pelo prefeito Zé Carlos do Pátio que fez investimento superior ao exigido, no primeiro ano de governo. A Educação recebeu cerca de 30% da receita em investimentos, em 2009. A Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF exige a aplicação de 25% na área.
Imprimir