Imprimir

Notícias / Mundo

Papa Bento 16 nomeia três novos bispos para o Brasil

Folha Online

O papa Bento 16 nomeou nesta quarta-feira três novos bispos para o Brasil. Eles atuarão na arquidiocese de Juiz de Fora (MG), na prelazia de Óbidos (PA) e na diocese de Bom Jesus da Lapa (BA).

D. Gil Antônio Moreira, atualmente bispo diocesano de Jundiaí (SP), assume como bispo em Juiz de Fora em substituição a d. Eurico dos Santos Veloso, que renunciou. O frei Bernardo Johannes Bahlmann assume como bispo em Óbidos em substituição a d. Martinho Lammers, que renunciou antes de completar 75 anos.

O padre José Valmor César Teixeira assume como bispo em Bom Jesus da Lapa em substituição a d. Francisco Batistela.

D. Gil nasceu em Itapecerica (MG) em 9 de outubro de 1950 e foi nomeado bispo em 14 de julho de 1999. Estudou filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (MG), Teologia na PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais e se especializou em história eclesiástica na PUG (Pontifícia Universidade Gregoriana) de Roma.
Entre 1999 e 2004, d. Gil foi bispo auxiliar de São Paulo, responsável pelos seminários arquidiocesanos e coordenador da equipe de formação dos diáconos permanentes de São Paulo.

O frei Bernardo nasceu em Visbek, na Alemanha, em 10 de dezembro de 1960, e chegou ao Brasil em 1983. É formado em Agronomia com estágio na mesma área nos Estados Unidos da América. Estudou Teologia em Petrópolis (RJ), no Instituto Teológico Franciscano de 1993 a 1996.

O padre José Valmor nasceu em Rio do Sul (SC) em 1º de março de 1953. Estudou Filosofia e Estudos Sociais entre os anos de 1971 e 1973 na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (SP) e Teologia de 1976 a 1979 no Studium Theologicum (PUC) de Curitiba.
Imprimir