Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Secretaria lança plano de manejo digital com chip para mapear árvores

De Sinop - Alexandre Alves

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Fazenda Carandá, de Nova Mutum (250 km de Cuiabá), lançou, durante a abertura do Promadeira 2010, em Sinop, o “plano de manejo digital”. Tal projeto consiste em mapear, por meio de chips, as árvores de uma área em que se pleiteia a liberação do manejo.

O secretário Alexander Maia disse, ao Olhar Direto, que o objetivo é acompanhar o produto florestal desde a origem, até a destinação final. “Dessa forma não teremos nenhum tipo de dúvida de onde saiu a madeira, qual sua origem, além de agilizar a liberação dos planos de manejo e com mais transparência”.

Se o projeto piloto der certo, todos os manejos do Estado passarão a ser digitais, eliminando as placas de identificação usadas atualmente, por chips. “Isso vai diminuir o tempo de análise do projeto. Quanto mais tecnologia, mais rapidez e menos possibilidade de fraudes ou adulteração”, comentou Maia.

O termo de cooperação foi assinado por representantes da Sema, da fazenda, do Instituto Ação Verde e do Centro das Indústrias Produtores e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), que são parceiros na inovação.

No sábado, haverá um dia de campo na Fazenda Carandá, onde os técnicos da Sema e do instituto explanarão, aos interessados, como funciona a tecnologia do plano de manejo digital.
Imprimir