Imprimir

Notícias / Esportes

Daniel Oliveira participa do rali mais tradicional do Leste Europeu

Da assessoria

O piloto baiano Daniel Oliveira (GDK/LMP/GDK Angola/LEFT São Paulo/INDEX) encara neste final de semana os desafios do Rally da República Tcheca, a nona etapa do IRC (Intercontinental Rally Challenge). A competição acontece nesta sexta-feira, sábado e domingo (27, 28 e 29) na cidade de Zlín, localizada a 200 quilômetros de Praga, e contará com a disputa de 17 especiais, totalizando 265,26 quilômetros cronometrados.

O soteropolitano compete pela equipe austríaca Stohl Racing e divide o comando do Peugeout 207 da categoria S2000 com o navegador espanhol Carlos Del Barrio. Daniel Oliveira é o primeiro piloto brasileiro a direcionar a carreira para os ralis de velocidade europeus.

O rali da República Tcheca é o mais famoso do Leste Europeu e atrai a atenção de milhares de espectadores. A prova, que completa 40 anos em 2010, destaca-se por exigir muita técnica de pilotos e navegadores. Disputadas no asfalto, suas especiais mesclam trechos de alta e baixíssima velocidades. "As condições de aderência variam muito no decorrer da prova. Tem alguns trechos sujos, com lama ou com piso muito antigo e já bastante desgastado. Esse é justamente o charme dessa prova, que é uma das mais tradicionais do calendário do IRC", afirmou.

Daniel, que é estreante na competição, já participou de outras três provas neste tipo de piso com pneus slick (Ilhas Canárias, Bélgica e Ilha da Madeira). "Essa etapa será bem diferente das demais. Certamente será a mais difícil do ano", disse o piloto da Stohl Racing.

"Na terça-feira fizemos um teste em um lugar com características semelhantes ao que encontraremos durante a corrida e fiquei muito satisfeito com o desempenho do carro", afirmou. Hoje os pilotos participaram do reconhecimento do percurso. A competição inicia nesta sexta-feira (27), com a disputa de uma especial noturna.
Imprimir