Imprimir

Notícias / Mundo

E-mail da Casa Branca entra em pane e coloca Obama em saia justa

Folha Online

Um problema técnico no sistema de e-mails obrigou os funcionários da Casa Branca a recorrerem a instrumentos bastante "off-line", como papel e telefone, para se comunicarem nesta segunda-feira (26). O episódio se tornou uma saia justa para o "ciberpresidente" dos Estados Unidos, Barack Obama, que usou a rede intensamente durante as eleições.

"Nosso sistema de correio eletrônico não está funcionando muito bem", admitiu o porta-voz presidencial, Robert Gibbsa. "Desde cedo estamos tentando por todos os meios fornecer informações a vocês. É preciso esperar um pouco", disse. De acordo com o jornal "Washington Post", a falha persistiu por mais de oito horas.

Os funcionários da Casa Branca tiveram de distribuir as cópias do memorando sobre a redução das emissões de gases poluentes --assinado ontem pelo presidente-- não por e-mail, como é habitual, mas em papel.

"Desde as 10h [no horário local] até a noite de ontem, a maior parte dos funcionários da Casa Branca não recebeu um único e-mail. Nem nos computadores nem nos BlackBerrys", diz o jornal.

A campanha de Obama teve como base a utilização de novas tecnologias, como os sites de relacionamento na internet, o Facebook e o MySpace, e também o serviço de microblogs Twitter.

Obama até tentou anunciar por mensagem de SMS a escolha de Joseph Biden como vice-presidente, mas a imprensa vazou a informação horas antes do anúncio oficial.
Imprimir