Imprimir

Notícias / Cidades

Baixa umidade do ar faz prefeitura cancelar desfiles

De Sinop - Alexandre Alves

A Prefeitura de Sorriso (410 km de Cuiabá) cancelou os desfiles cívicos de sete de setembro, sob os argumentos que a umidade relativa do ar está muito baixa. A administração municipal chegou a esta conclusão após reunião, nesta quinta-feira, entre o prefeito Clomir Bedin, o “Chicão” (PMDB), e os secretários de Saúde e Educação, Ednilson de Oliveira e Avanice Zanatta, respectivamente.

Conforme a assessoria, o cancelamento foi pensando no bem estar das crianças e principalmente na saúde delas. “A medida é apenas uma de uma série de ações que visam preservar a saúde e o bem estar dos alunos das redes municipal, estadual e particular de Sorriso”, relata.

A secretária de Educação informou ainda que outras medidas também estão sendo tomadas. “Os professores da rede municipal foram orientados a não promoverem atividades físicas enquanto esta situação climática permanecer. As aulas de Educação Física, por exemplo, serão substituídas por atividades de raciocínio esportivo, como a prática de damas e xadrez.”

Já o secretário de Saúde destacou que as medidas visam evitar que as crianças adoeçam devido a má qualidade do ar neste momento. “Nosso ar está com a umidade relativa muito baixa, em contrapartida há muita fumaça, o que potencializa ainda mais os riscos de doenças do trato respiratório.”.

Já o prefeito Chicão esclareceu que o principal é preservar a saúde e o bem estar das crianças de Sorriso. “Nossa equipe se reuniu, analisou e achou melhor adotar estas medidas, que são acima de tudo preventivas. Temos que evitar que nossas crianças, nossos estudantes sofram por causa da qualidade do nosso ar.”

É a segunda vez consecutiva que em Sorriso não haverá desfile cívico. Em sete de setembro do ano passado, as comemorações foram suspensas em razão do surto da gripe H1N1.



Imprimir