Imprimir

Notícias / Mundo

Cruzeiro com 300 ocupantes encalha no gelo em rio canadense

Folha Online

Um cruzeiro com ao menos 300 ocupantes permanece encalhado desde segunda-feira (26) na foz do rio St. Lawrence, na península de Gaspe, próximo à cidade de Québec, no Canadá. Outros dois navios, sendo uma da costa costeira e outro de carga, também permanecem presos no local. Ao todo, 500 pessoas --que estavam nas embarcações-- foram resgatadas e passam bem.

De acordo com o jornal canadense "National Post", os 300 ocupantes do cruzeiro são esquiadores de Québec que foram comemorar os 475 anos da região neste último final de semana. O rio é um dos locais preferidos dos amantes da escalada do gelo, por ficar parcialmente congelado durante todo o inverno.

"Os esquiadores chegaram na segunda-feira na região para o passeio que seria feito nas montanhas de Chic-Chocs [...]. No entanto, as baixas temperaturas fizeram com o rio ficasse congelado e o motor preso", informa o jornal.

Em entrevista ao "National Post", o porta-voz do navio, Leonard Arsenault, disse que a tripulação não se assustou com a notícia do acidente. "Não é uma catástrofe. Eles estão à espera do transporte para serem levados até as montanhas. Todo mundo está bem alegre".

Segundo Arsenault, o bloco de gelo que prende o navio não pode ser quebrado porque está preso no motor. De acordo com a publicação, o capitão do navio disse a Arsenault que ele acredita que o gelo deva se separar do motor do navio naturalmente nesta terça-feira e que, somente após isso, ele irá determinar o destino da embarcação.

De acordo com a empresa responsável pela viagem, os passageiros tem alimentação a bordo para ao menos uma semana. Os ocupantes do cruzeiro foram transportados para Montreal, com direito a uma semana de ski nas montanhas de Chic-Chocs.
Imprimir