Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Agência europeia revê segurança de vacina para gripe suína

Reuters

A agência europeia reguladora de medicamentos está revendo a segurança da vacina antigripe Pandemrix produzida pela GlaxoSmithKline (GSK), que foi aplicada em mais de 30 milhões de pessoas na Europa, para investigar possíveis ligações com uma desordem do sono.

A Agência Europeia de Medicamentos disse que a Comissão Europeia lhe pediu a revisão depois de serem relatados vários casos de narcolepsia, principalmente na Suécia e Finlândia.

A Pandemrix vem sendo usado desde setembro de 2009 na vacinação contra a gripe pandêmica H1N1, também conhecida como gripe suína, e foi dada a pelo menos 30,8 milhões de europeus.

A narcolepsia é uma desordem rara do sono que leva a pessoa a adormecer repentina e inesperadamente. Sua causa precisa é desconhecida, mas considera-se que ela seja desencadeada por uma combinação de fatores genéticos e do ambiente, incluindo infecções.

"Embora os casos de narcolepsia tenham sido relatados em associação temporal com o uso da Pandemrix, não se sabe no momento se a vacina causou a desordem," disse a agência da Comissão Europeia em comunicado.

O órgão informou que seu Comitê de Produtos Medicinais para Uso Humano vai estudar todos os dados disponíveis para determinar se existem evidências que indiquem um vínculo causal.
Imprimir