Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

HC cria primeiro centro de reimplante 24 horas do país

G1

O Hospital das Clínicas da FMUSP colocou em pleno funcionamento neste mês de agosto o seu primeiro Centro de Microcirurgia Reconstrutiva e Cirurgia de Mão, que é o primeiro do país a ter equipes especializadas em plantão 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira.

Dez médicos, cinco terapeutas ocupacionais, cinco auxiliares de enfermagem, três enfermeiras e dois assistentes sociais passaram a reforçar a equipe do grupo de mão do HC, que contava até então com seis médicos.

Uma sala foi inteiramente equipada para atender aos casos de reimplantes, amputações, fraturas expostas graves associadas à perda do revestimento cutâneo e lesões de nervos periféricos.

“O novo centro traz à população avanços da medicina que tornam possível a recuperação de um membro, evitando a amputação, e amplia a capacidade de realização de reimplantes”, afirma José Manoel de Camargo Teixeira, superintendente do HC. Atualmente, estão sendo realizadas cerca de 70 microcirurgias por mês.

Além de possibilitar a ampliação de atendimentos, o centro permite que o atendimento seja feito com mais rapidez, o que diminui o risco de sequelas e quadros infecciosos.

Segundo o ortopedista e chefe do grupo de mão do HC, Rames Mattar Júnior, o Brasil vive, atualmente, uma epidemia de traumas graves, causados por diversos motivos, como acidentes de trabalho, domésticos e de trânsito.

Levantamento do IOT mostrou que, somente no segundo semestre de 2009, deram entrada no Pronto Socorro 255 acidentados de moto, dos quais 84 precisaram de internação (média de 18 dias de internação). Desses, 54% tiveram fraturas expostas e 12% lesões neurológicas periféricas.
Imprimir