Imprimir

Notícias / Cidades

Prefeitura promove mobilização para registros civis

Da assessoria

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social, vai realizar um mutirão de serviços com o objetivo de fornecer gratuitamente documentos básicos à comunidade. A ação acontece entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro em diferentes bairros da cidade e faz parte do projeto do Governo Federal ‘Tenho nome e sobrenome – Sou da família Brasil’.

De acordo com a secretária Neuma de Morais, a iniciativa deve ter outros parceiros como o Estado e instituições particulares. “Todos devem se unir com o compromisso de erradicar o sub-registro civil, especialmente o de nascimento. Sem esse documento a criança não consegue receber as primeiras vacinas, matricular-se na escola e receber outros documentos para garantir benefícios do governo”, esclarece.

O primeiro bairro beneficiado com o mutirão é o Jardim Liberdade. No dia 31 de agosto a equipe de Assistentes Sociais vai atender as famílias daquela região das 8 às 14 horas, na Escola Municipal Bernardo Venâncio Carvalho. O cronograma segue na região da Vila Mineira no dia 1º de setembro, na Associação de Moradores do Bairro. No dia 2, os profissionais vão estar no Jardim Rondônia também na Associação de Moradores. Já no dia 3 de setembro, o atendimento vai ser realizado na Vila Mamed, no Barracão do Peti. A população do Jardim Serra Dourada recebe a visita das assistentes no dia 4 de setembro, na Associação de Moradores, das 8 às 14horas.

Para o prefeito Zé Carlos do Pátio, levar a Prefeitura para perto das pessoas é uma forma de garantir dignidade a elas. “Sem documento, não somos ninguém. Não podemos participar de concursos públicos, nem ter conta em bancos, e nem disputar uma vaga na universidade. Enfim, somos ilegais”, fala.

Na oportunidade vão ser confeccionados o Cadastro de Pessoa Física – CPF, RG, título de eleitor, certidão de nascimento e carteira de trabalho. A gestora do Plano Social do Registro Civil e Documentos Básicos, Carmem Boaventura Ferreira, lembra que os interessados em fazer a carteira de identidade devem levar duas fotos 3/4 e para a carteira de trabalho, apenas uma foto.
Imprimir