Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Médicos recebem informações sobre capacitação e aspectos legais

Pau e prosa comunicação

O coordenador do Comitê Educativo da Unimed Cuiabá, Elton Hugo Teixeira, proferiu palestra no Curso de Cooperativismo, na manhã de hoje (27), no auditório da Cooperativa. Os novos cooperados, que estão em imersão desde ontem (26), conheceram o funcionamento do setor, suas funções, benefícios e competências.

O Comitê Educativo promove cursos de capacitação na área médica e atividades educativas complementares. “São iniciativas que visam, além da atualização profissional, a formação no sentido de cidadania e de vida em comunidade”, ressaltou o coordenador. Segundo Elton Teixeira, o Comitê oferece cursos de informática básica e avançada e subsídio para os interessados em cursar MBA em Administração com ênfase em Gestão de Cooperativa ou em Auditoria de Saúde.

Os cooperados também podem usufruir de atividades sócio-recreativas, como aulas de dança de salão, gastronomia, dentre outras. “Uma vez por mês reunimos os aniversariantes para um almoço, o que oportuniza a convivência entre os médicos fora do ambiente de trabalho”, salientou o coordenador do Comitê Educativo. Outro ponto destacado foi o foco de atuação do setor, que se divide em três frentes: clientes, cooperados e colaboradores.

A receptividade dos novos cooperados está sendo positiva. “Eles estão gostando do curso, principalmente porque é bem amplo. Acredito que atingimos o objetivo esperado: repassar o máximo de informações possíveis sobre o funcionamento da Cooperativa”, analisou o membro do Comitê Educativo, Fábio Liberali. O diretor executivo da Unimed Cuiabá, Paulo Brustolin, concordou. “A participação tem sido boa, dentro da normalidade. Eventos como este são importantes para estreitar os laços e fortalecer o relacionamento com o cooperado, que é o dono da Cooperativa”.

Os médicos também assistiram a uma palestra sobre responsabilidade civil dos cooperados e o novo código de ética médica. De acordo com a advogada do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM/MT), Adelita Vinagre Duarte, que falou sobre o segundo tema, é essencial que os novos cooperados tenham conhecimento sobre a norma. “O novo código na verdade reforça alguns aspectos éticos da profissão, essenciais para que a prática desses profissionais esteja respaldada pelo código”, afirmou.

Ampliação - Há alguns anos, o curso de cooperativismo era ministrado em apenas um dia. “Achamos insuficiente, por isso ele foi ampliado. Dessa forma, é possível ter uma ideia aprofundada sobre o Cooperativismo e como o cooperado deve estar inserido na Cooperativa”, destacou a membro do Comitê Educativo, Lilian Sanches Moraes. “Mais que uma operadora de saúde, a Unimed Cuiabá é uma unidade cooperativista, que se caracteriza pelo trabalho em grupo, e não individual”, acrescentou.
Imprimir