Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Automóvel para todos é a proposta de Putin

Uol

Há mais de 70 anos, Adolf Hitler encarregou Ferdinand Porsche de criar o “carro do povo” alemão, que deveria custar no máximo 990 marcos. Assim nasceu o veículo que, tempos depois, seria apelidado no Brasil de "fusca". O KdF Wagen original era equipado com um motor de quatro cilindros opostos de 1,130 litro e 25 cv de potência. O motor, refrigerado a ar e colocado na traseira, foi uma opção inovadora para um veículo onde a simplicidade da mecânica era o grande suporte da confiabilidade.

Agora, a história parece que se vai repetir por decisão de Vladimir Putin. O primeiro- ministro da Rússia anunciou a intenção de lançar um "automóvel para todos", o que é o mesmo que dizer "automóvel do povo". Tal como Hitler escolheu Ferdinand Porsche, Putin encarregou Mikkail Prokhorov de avançar com o seu projeto. E, à semelhança do Führer, também estabeleceu um preço, que deverá ficar abaixo dos dez mil dólares.

Prokhrov é um dos oligarcas da confiança do primeiro-ministro e proprietário do conglomerado industrial e imobiliário Onexim. A empresa já emite teasers com as primeiras imagens na penumbra do novo hatchback compacto, criado dentro do projeto "City Car". Informações dão conta de que as medidas serão 3,89 m de comprimento e 1,61 m de altura, com entre-eixos de 2,55 m. Estão previstos para o projeto veículos híbridos em diferentes tipos de carroceria, inclusive um crossover.

Mas a tarefa da Onexim não parece nada fácil, porque o projeto encomendado por Putin prevê um motor elétrico com baterias de lítio (uma solução muito cara), passíveis de ser carregadas pela recuperação de energia da frenagem e por um pequeno motor de 0,6 litro, alimentado a gás natural. Como se tudo isto ainda fosse pouco, Putin pretende também que o modelo esteja à venda no final de 2011, sendo capaz de atingir os 120 km/h e garantir uma autonomia de 400 km.

O investimento total no projeto "City Car" é estimado em 150 milhões de euros. A Onexim deve apresentar os primeiros protótipos até dezembro e atualmente escolhe um nome para seu carro e está recebendo sugestões. O autor do nome de maior sucesso para o "carro do povo" russo será um dos seus proprietários.
Imprimir