Imprimir

Notícias / Educação

Estudantes participam da votação paralela

Da assessoria - TRE

A comissão de votação paralela do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso visitou na manhã de hoje, 31 de agosto, o Colégio Maxi. Os alunos do Maxi serão colaboradores do processo de votação paralela no preenchimento das cédulas de papel. Os votos dos jovens estudantes serão transferidos para as urnas eletrônicas que serão auditadas no dia da eleição de 3 de outubro.

Cerca de 700 alunos do 1º e 2º ano do ensino médio, e também do curso extensivo preparatório para o vestibular, depositaram o seu voto nas urnas de lona.

O juiz presidente da comissão, que também é coordenador da propaganda eleitoral, Lídio Modesto Filho, explicou para os alunos como funciona, qual a finalidade da realização da votação paralela e a importância desse procedimento no processo eleitoral. “É a oportunidade que vocês, e toda a sociedade, têm de fiscalizar a Justiça Eleitoral”, destacou o magistrado.

A maioria dos estudantes não conhecia o procedimento da votação paralela e nem mesmo o processo de votação através de cédulas de papel. “Nunca tinha visto uma cédula de papel e nem escutado falar sobre a votação paralela. Achei super interessante o fato da população poder participar da fiscalização das urnas eletrônicas, mesmo não sabendo que se tinha dúvida sobre ela”, disse a jovem Daniela Araújo Barros , de 17 anos, aluna do curso extensivo, que votará pela primeira vez nas Eleições de 2010.

A equipe do TRE/MT contou com o apoio de todos os professores do colégio especialmente do diretor, professor Athos Aramis Pinto Guedes, que durante toda a semana explicou o processo de votação paralela e ainda orientou os alunos a levarem a colinha para votar. Além disso, ele alertou os jovens para “não só votar, mas votar consciente”.

Na quinta-feira, 2 de setembro, participarão do mesmo trabalho os alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

O critério de escolha das instituições de ensino colaboradoras do processo de votação paralela foi as melhores pontuações no Exame Nacional Ensino Médio (ENEM).
Imprimir