Imprimir

Notícias / Brasil

Cariocas enfrentam 20 quilômetros engarrafamento na fuga do Rio

O GLobo

Os cariocas que estão deixando o Rio na tarde desta sexta-feira com destino ao interior, aproveitando o feriadão da Independência, estão enfrentando um engarrafamento de cerca de 20 quilômetros.

O principal gargalo na saída do Rio é o trecho de 2,5 quilômetros da Avenida do Contorno, em Niterói, administrado pela concessionária Autopista Fluminense. Por causa do gargalo, o engarrafamento atinge todos os 13 quilômetros da Ponte Rio-Niterói, no sentido da antiga capital fluminense.

O congestionamento na ponte, provocado pelo afunilamento na Avenida do Contorno, acaba provocando reflexos no Rio por causa da confusão nos acessos pela Avenida Rio de Janeiro, Perimetral e Avenida Brasil, onde o engarrafamento já chega a quatro quilômetros até o acesso à Ponte Rio-Niterói.

Os cariocas anteciparam a fuga do Rio para o feriadão. A retenção na Avenida do Contorno, trecho inicial da BR-101 Norte, começou às 14h40m. O engarrafamento também afeta os veículos com destino ao Centro de Niterói.

Até agora, já passaram pela Ponte Rio-Niterói 52 mil veículos com destino a Niterói e Região dos Lagos. A previsão é de que vão passar 91 mil veículos até o fim da noite.

A Avenida do Contorno, que há 30 anos aguarda obras de duplicação, tem apenas duas pistas, que recebem fluxo de cinco pistas (três de Niterói e duas da Ponte Rio-Niterói).

A concessionária Autopista Fluminense garante que tem condições de começar as obras de duplicação no segundo semestre do ano, mas que depende de licença ambiental do Ibama.

Com base na reclamação de usuários, o Ministério Público Federal (MPF) pediu explicações à Autopista Fluminense e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que a concessionária e a agência reguladora expliquem a demora das obras de duplicação.
Imprimir