Imprimir

Notícias / Brasil

Atingidos por desastre se mobilizam em associação em Blumenau

G1

O caos social que sucedeu as enchentes e os deslizamentos de terra de novembro de 2008 em Blumenau ensejou a criação de um novo movimento social na cidade: o Movimento dos Atingidos por Desastres.

O MAD é formado por famílias que perderam a casa na chuva, mas se recusaram a ir para abrigos mantidos pelo município. No início de 2009, invadiram um terreno da prefeitura no bairro Ribeirão Fresco e lá permanecem, amparados por liminar judicial. São 24 famílias no local.

Quase dois anos após as enchentes, ainda há 230 famílias (905 pessoas) vivendo em cinco moradias provisórias mantidas pelas prefeitura. São galpões divididos com madeirite em compartimentos de 25m2. No auge da catástrofe, eram 5.500 desabrigados.

A solução, contudo, é alvo de críticas da entidade de classe dos engenheiros e arquitetos do município, que aponta más condições de segurança e de salubriade nesses locais.

Outras 16o famílias recebem auxílio-moradia de R$ 300 mensais. Todas estão à espera de vagas em residenciais construídos pelo governo federal, com unidades financiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Já há 96 famílias pré-selecionadas para o primeiro residencial.

Imprimir