Imprimir

Notícias / Política MT

Silval propõe transformar instalações da UFMT em CT's

De Brasília - Vinícius Tavares

O governador do Estado Silval Barbosa (PMDB) propõe o aproveitamento do centro esportivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a realização da Copa do Mundo de 2014. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira, em Brasília, durante audiência com o ministro da Educação Fernando Haddad.

De acordo com o deputado Carlos Abicalil (PT), que intefra a comitiva do governador, o assunto está sendo debatido em conjunto entre os ministérios do Esporte, da Educação, da Ciência e Tecnologia e pela UFMT. "O envolvimento de outros órgãos se faz necessário porque para realizar este plano, terão que ser discutidos o deslocamento de alguns cursos para outras instituições", explicou o deputado.

Silval Barbosa também pediu a federalização do Instituto Técnico Profissional de Diamantino. De acordo com o deputado Abicalil, a unidade foi construída e ocupada com recursos federais e repassada para ser administrada pela secretaria de Ciência e Tecnologia. "A proposta do Estado é a devolução do patrimônio à União", afirmou. O pedido foi reforçado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (UFMT), que é natural de Diamantino.

A expansão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com a criação do campus da em Várzea Grande foi outro ponto importante discutido durante a audiência com Haddad. "Esta iniciativa deve ser analisada para entrar no Plano Nacional da Educação, que prevê investimentos até 2020. Várzea Grande é um município com 380 mil habitantes e não possui nenhuma instituição pública de ensino superior", frisou Abicalil.

Mais informações em instantes.
Imprimir