Imprimir

Notícias / Política MT

Zé do Pátio assina ordem de serviço para retomada de obras na região da Vila Operária

Da Redação/Secom/Roo

O prefeito José Carlos Junqueira de Araújo, o Zé Carlos do Pátio, que trabalha para garantir qualidade de vida e mais saúde para o povo de Rondonópolis, assinou nesta quarta-feira, dia 28 de janeiro, a ordem de serviço para a retomada da obra do Sistema de Esgoto Condominial na região da Vila Operária. A iniciativa do prefeito em assegurar a retomada das obras de infra-estrutura na cidade, em menos de um mês a frente da administração local, é festejada pelas lideranças comunitárias da região que destacam o comprometimento do Zé do Pátio com os interesses populares.

Nessa etapa de obras a prefeitura vai construir cerca de cinco mil metros de rede coletora condominial na Vila Iracy. O diretor técnico do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), engenheiro Júlio Goulart, explica que o projeto total representa o investimento de R$ 4.088.048,95 de recursos do FGTS para beneficiar 2.770 famílias da Vila Operária e outros sete bairros com 63.564 metros de rede de esgoto e ligações domiciliares. A expectativa é concluir a etapa da Vila Iracy num prazo de três a quatro meses.

A presidente da Associação de Moradores da Vila Iracy e Taiti, Vilma Luiz de Almeida, comemora o fato da comunidade não precisar se mobilizar para cobrar a conclusão da obra que representa muito para a saúde da população. “Não precisou nem a gente fazer movimento para exigir a retomada da obra. Em pouco tempo o prefeito já tomou a iniciativa de dar continuidade no esgoto do nosso bairro. Da última vez que estivemos aqui (esquina da rua Epitácio com rua Bahia) foi para manifestar em defesa do asfalto. Agora a prefeitura nos convidou para estar presente num ato que traz benefício para todos. Eu estou muito satisfeita porque agora a voz do povo está sendo ouvida”, avalia. A principal vantagem da obra, na opinião da líder comunitária, é que vai eliminar as fossas.

O ex-presidente da Associação de Moradores do Jardim Ipiranga I, II e III, Elias Rodrigues de Macedo, avalia que a maior alegria da comunidade é saber que agora pode contar com um prefeito que trabalha lado a lado com o povo. A expectativa dele é receber também obras de asfalto, melhoria do posto de saúde, limpeza e construção do Centro Comunitário.

A retomada da obra de esgoto, na avaliação do ex-presidente do bairro Padre Rodolfo, é “fundamental” para a Vila Operária e toda região. “Essa obra é significante. Vai trazer melhorias para a comunidade toda”, disse.

O vereador Milton Luiz Araújo, o Milton Mutum, avaliou na solenidade de assinatura da ordem de serviço que essa etapa vai complementar o projeto de garantir uma cobertura de quase cem por cento de esgoto sanitário na cidade. “Essa obra é um orgulho para nós. Hoje é uma etapa, mas em dois ou três anos Rondonópolis será uma das únicas cidades com quase cem por cento de esgoto tratado.Por isso estamos todos unidos, trabalhando por Rondonópolis. O que queremos é que essas obras continuem acontecendo. Parabéns prefeito”, cumprimentou.

Os vereadores Lourivaldo Manoel de Oliveira, o Fulo, e Manoel da silva Neto destacaram a importância da obra para a qualidade de vida e saúde preventiva da comunidade em geral. O vereador Adonias Fernandes avalia que a retomada da obra, em menos de um mês de governo, demonstra o comprometimento do prefeito Zé do Pátio com a aplicação dos recursos públicos. O vereador Cido Silva observa que com a desativação das fossas vai se eliminar os mosquitos transmissores de doenças. “A administração está investindo no preventivo. Já o vereador Reginaldo Santos que mora na região, classifica a retomada da obra como um marco para a administração. “Esse é um investimento na saúde e quem ganha é toda a sociedade”, aposta.

As autoridades presentes destacaram também a agilidade da equipe do Sanear que para viabilizar o processo de retomada da obra, em menos de um mês. A diretora geral do Sanear, Terezinha Silva Souza, afirma ter assumido o cargo com o compromisso de retomar todas as obras, inclusive as do PAC, em curto espaço de tempo. A expectativa é concluir todas elas até o mês de julho de 2010 e assegurar esgoto e água tratada para toda a comunidade.

A solenidade na esquina da rua Epitácio Pessoa com a rua Bahia, na Vila Iracy, reuniu personalidades como o ex-governador Rogério Salles, a vice-prefeita Marília Salles, o padre Lothar Bauchrowitz, vereadores, líderes comunitários, o empresário Geovane Salles, representante da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir) e integrante do Conselho Municipal de Saneamento Ambiental (Comsan), secretários municipais, diretores do Sanear e as equipes técnicas e de mobilização social da autarquia e moradores de toda a região.

Imprimir