Imprimir

Notícias / Brasil

MP do Rio denuncia 4 traficantes que derrubaram helicóptero da PM

G1

O Ministério Público do Rio (MP-RJ) denunciou, na tarde desta quarta-feira (8), quatro traficantes pela invasão ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte da cidade, em outubro de 2009. Segundo o MPE, entre os traficantes denunciados está Fabiano Atanásio da Silva, conhecido como "FB" e apontado pela polícia como o chefe do tráfico da Vila Cruzeiro e o mandante da invasão. Durante a invasão, um helicóptero da Polícia Militar foi abatido por tiros disparados por traficantes. Na queda da aeronave, três policiais morreram.

De acordo com o Ministério Público, os quatro suspeitos foram denunciados por três homicídios, seis tentativas de homicídio e associação armada para o tráfico de drogas.

A denúncia informa que "os crimes praticados e objeto de persecução penal nesta oportunidade são de natureza gravíssima, tendo os denunciados perpetrado suas condutas delituosas em evidente desrespeito à sociedade e às autoridades constituídas pelo estado, na medida em que planejaram, organizaram e iniciaram a invasão armada da comunidade do Morro dos Macacos, buscando eliminar a vida de todos aqueles que se opusessem às suas pretensões, com o propósito de expandir o domínio territorial e exercer o controle dos pontos de vendas de drogas no local".

Recompensa para derrubar o helicóptero
No final de agosto, a Polícia Civil no Rio informou que os traficantes que invadiram o Morro dos Macacos e derrubaram o helicóptero da Polícia Militar receberam recompensa do comando da quadrilha. Quatro traficantes teriam sido beneficiados com pontos de venda de drogas como recompensa pelos crimes.

De acordo com o inquérito policial, um dos criminosos premiados pelo comando do tráfico foi Eliseu Felício de Souza, o “Zeu”. Condenado em 2002 pela morte do jornalista da TV Globo Tim Lopes, Zeu teve direito ao regime semiaberto e saiu pela porta da frente do conjunto de presídios de Bangu há três anos, e não voltou mais. No início de agosto, o Fantástico mostrou imagens dele armado e comandando a venda de drogas. Ele circula dia e noite por diferentes pontos de tráfico, justamente os que teria recebido como prêmio
Imprimir