Imprimir

Notícias / Educação

Sintep-VG conclama categoria a pressionar aprovação do PCCS

Da Assessoria

A subsede de Várzea Grande do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) conclama os trabalhadores da educação e a sociedade para participarem da votação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria. A sessão ocorrerá na próxima segunda-feira (13), às 18h, na Câmara Municipal.

A aprovação do Plano estava prevista para o dia 06 de setembro, mas não entrou na pauta. Segundo a presidente da subsede, Maria Aparecida Cortez, a participação dos profissionais da educação é fundamental. “A presença da categoria é muito importante para a garantia deste direito, pois o Poder Público demonstrou desinteresse durante as negociações que já duram cerca de cinco anos”, ressaltou.

Sem resposta para a reestruturação do PCCS reivindicada pelo Sintep-VG, os trabalhadores da educação realizaram várias manifestações e paralisações. No começo de 2010, em resposta à greve da categoria, o então secretário municipal de Educação, Isaac Nassarden, estipulou o dia 30 de junho como prazo final para a conclusão de um estudo acerca do documento. Apesar do atraso, a análise foi concluída e o documento, finalmente encaminhado à Câmara.

A aprovação do Plano é apenas um dos problemas apontados pela sindicalista. “Sem um salário digno, sem materiais pedagógicos, com péssimas condições de infraestrutura, os profissionais da educação são submetidos a condições degradantes de trabalho, sem valorização profissional”, protestou a presidente da subsede. De acordo com Cida Cortez, os alunos também são prejudicados pela falta de investimentos em educação no município. “O ensino de qualidade que tanto almejamos está longe de ser alcançado”, lamentou.
Imprimir