Imprimir

Notícias

SC: enchente de 2008 é tema de candidata ao governo na TV

Terra

A enchente de 2008, que deixou um saldo de 135 mortos em Santa Catarina, foi um dos temas abordados no programa eleitoral veiculado nesta sexta-feira (10) pela candidata ao governo estadual Ideli Salvatti (PT).

Imagens da tragédia foram exibidas para que a candidata abordasse a liberação de FGTS para as famílias afetadas pela enchente. Ideli cita que mais de 100 cidades foram atingidas e que sua atuação junto ao governo federal teria sido fundamental para que o presidente Lula autorizasse o saque do fundo de garantia.

Ideli mostrou apartamentos que estão sendo construídos para as mais de mil pessoas que ainda vivem nos abrigos públicos, passados dois anos da enchente, e terminou citando o programa Minha Casa, Minha Vida. "Mesmo sendo o prefeito de Blumenau ser de um partido adversário (João Paulo Kleinubing do DEM), o presidente não mediu esforços para acelerar o socorro", afirmou.

Também foram mostradas cenas do tornado que atingiu a cidade de Guaraciaba, no oeste, há exatamente um ano deixando uma pessoa morta. A candidata do PT revisitou o local da tragédia e exibiu em seu programa trechos de conversas com moradores nas casas que foram reconstruídas pela prefeitura e Governo Federal. O programa a mostrou chorando. "É muito emocionante voltar aqui", disse a petista.

Quem também usou da emoção foi o candidato Raimundo Colombo (DEM) ao repetir pela terceira vez consecutiva um trecho que mostra seus pais em sua cidade natal, Lages.

A cena, usada também no primeiro dia do horário gratuito em rádio e televisão, mostra por mais de três minutos uma emocionada conversa do democrata com o pai e a mãe. Colombo contou a história da casa onde foi criado com outros nove irmãos e falou das dificuldades da família. "Tenho o pulso aberto de tanto trabalhar para tirar leite e fazer queijo", disse a mãe do candidato durante o programa.

Com apenas dois minutos no horário eleitoral gratuito, a progressista Angela Amin tem se dedicado a aparecer com maior constância do que os adversários no programa. Nesta sexta, ela abordou temas como saúde, meio ambiente e criação de escolas para aperfeiçoamento do trabalhador.

Desde o início dos programas, Angela vem deixando o sobrenome Amin em segundo plano. A direção vem explorando o bordão "Angela de Santa Catarina".
Imprimir