Imprimir

Notícias / Esportes

Em cinco capítulos, saiba como foi o GP da Itália, vencido por Alonso

GLOBOESPORTE.COM

Pode-se dizer que foi uma semana perfeita para a Ferrari. As vitórias começaram na quarta-feira, quando a equipe italiana escapou de outras punições no julgamento do vexame de Hockenheim pelo Conselho Mundial de Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). No sábado, para delírio das arquibancadas de Monza, Fernando Alonso marcou a pole position do GP da Itália, quebrando um jejum de quase dois anos do time vermelho. E, neste domingo, o espanhol, apesar do susto da largada, quando foi superado por Jenson Button, venceu a corrida de casa da Ferrari com uma brilhante estratégia de pit stop.

O inglês da McLaren ficou com a segunda posição após apostar em um carro com mais asa e o duto aerodinâmico, contrariando a lógica do circuito de Monza. Ele foi superado após o pit stop por Alonso e não conseguiu mais se aproximar do espanhol. O brasileiro Felipe Massa, após um breve ataque a Alonso na largada, teve de se contentar com a terceira posição e completou a festa da Ferrari em casa. De quebra, Lewis Hamilton cometeu erro, abandonou, e Mark Webber reassumiu a ponta após o sexto lugar. A corrida teve até um mecânico da Hispania atropelado. Confira, nos vídeos abaixo, os capítulos mais marcantes da 14ª etapa da temporada 2010.

Voando Baixo: Alonso e Ferrari em alta após o GP da Itália, mas Webber ainda é o favorito

1) Button assume a ponta na largada


Com sol em Monza, o cenário antes da largada parecia perfeito para uma festa da Ferrari em casa. Alonso na pole position e Massa em terceiro deixavam a torcida animada para uma possível dobradinha em casa. Mas a equipe não contava com a aposta de Button em um ajuste com mais asa e o duto aerodinâmico da McLaren no início da corrida na Itália. O inglês largou melhor, dividiu a primeira chicane com Alonso e se manteve à frente. Massa, que era o terceiro, ficou ao lado do companheiro na Variante del Rettifilo e na curva Biassono, deixando Hamilton impaciente.

2) Hamilton bate em Massa, e abandona


Felipe Massa, que saía em terceiro, ficou ao lado do companheiro na Variante del Rettifilo e na curva Biassono, deixando Lewis Hamilton impaciente logo atrás. O inglês acabou se colocando ao lado do brasileiro na Variante della Roggia e tocou na lateral do rival. O impacto quebrou a suspensão dianteira direita e provocou o abandono do então líder do Mundial. Já Mark Webber largou mal pela segunda corrida seguida e caiu de quarto para nono, mas começaria a recuperação na sexta volta, quando colocou o carro de lado para tentar a ultrapassagem sobre Michael Schumacher. O alemão jogou duro, mas o piloto da RBR completou a manobra na Variante della Roggia.

3) Vettel tem problemas de freio, e Webber ultrapassa alemão em Monza


Webber, que assumia a liderança do campeonato após o abandono de Hamilton, lucrou com o problema do companheiro Vettel na 21ª volta. O alemão reclamou de uma falha no motor para os boxes e perdeu rendimento de forma súbita. Ele, no entanto, após algum tempo, recuperou o desempenho, levantando suspeitas de um jogo de equipe feito pela RBR. Depois da corrida, o time negou a possibilidade e disse que o alemão teve uma falha momentânea em um dos discos de freio de seu carro.

4) Alonso passa Button na estratégia


Button e Alonso continuavam a andar no mesmo ritmo. Os dois pilotos foram forçados a retardar um pouco mais o pit stop por causa de um incidente nos boxes. Sakon Yamamoto atropelou um de seus mecânicos em sua parada e a ambulância teve de entrar no pit lane, que só foi liberado na 31ª volta da corrida em Monza. O inglês da McLaren fez seu pit stop antes de Alonso, na 37ª. A Ferrari, posicionada nos boxes à frente da equipe rival, ficou com seus mecânicos em posição, atrapalhando um pouco Button. Alonso entrou na volta seguinte e o time italiano fez um trabalho melhor. O espanhol conseguiu voltar à pista na primeira posição e os dois dividiram a primeira chicane, com lucro para a Ferrari.

5) Alonso abre e vence em Monza


Após os pit stops, Alonso voltou mais rápido e começou a se aproveitar do fato de ter menos asa do que Button. O espanhol conseguia andar melhor e abrir distância, enquanto o inglês perdia muito nas longas retas de Monza. Com isso, Massa começava a se aproximar do piloto da McLaren, mas sem muitos ganhos. Atrás, quem se dava bem era Vettel, que retardou seu pit stop até a última volta da corrida e recuperou as posições de Webber e Rosberg. O espanhol, então, pôde caminhar tranquilo para a vitória, apesar de ter cometido um erro na Variante del Rettifilo e ter precisado cortar a chicane. Alonso recebeu a bandeirada com tranquilidade, 2s9 à frente de Button. Massa completou o pódio em Monza, com Vettel em quarto.
Imprimir