Imprimir

Notícias / Esportes

Com 'novo' saque, Nadal iguala recorde de Roddick no US Open

GLOBOESPORTE.COM

Pouco antes do começo do US Open, Rafael Nadal decidiu mudar seu saque, em busca de mais velocidade, algo necessário nas quadras duras e rápidas de Flushing Meadows. O número 1 do mundo, então, passou a usar outra empunhadura - maneira de segurar a raquete. Com isso, ganhou cerca de 16 km/h em seus primeiros saques e uma arma que faltava em seu arsenal.

Com o "novo" fundamento, Nadal teve seu serviço quebrado apenas cinco vezes em todo o torneio e igualou um recorde de Andy Roddick no US Open. Até esta segunda-feira, o americano era o campeão do Grand Slam nova-iorquino que havia chegado ao título com menos quebras cedidas - marca atingida em 2003. Agora, ele divide o recorde com o espanhol atual número 1 do mundo (as estatísticas de saque começaram a ser registradas no US Open em 1991).

Nadal sempre teve reconhecidamente um serviço mais lento do que seus principais no topo do ranking, Roger Federer e Novak Djokovic. Em Flushing Meadows, este ano, o espanhol enfim conseguiu superá-los em potência. Enquanto Federer teve média de 189,09 km/h em seus primeiros serviços e Djokovic atingiu 181,85 km/h, o número 1 do mundo conseguiu 189,66 km/h.

O saque mais rápido de Nadal no torneio também foi mais veloz dos que os de Federer e Djokovic. O espanhol disparou a 217,26 km/h, contra 212,43 km/h do suíço e 214,04 km/h do sérvio.
Imprimir