Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Aspirina pode prevenir danos ao fígado

Folha de S.Paulo

Tomar aspirina de maneira regular pode prevenir os problemas de fígado sofridos por milhões de pessoas devido ao abuso do álcool, à ingestão de certas drogas e às doenças relacionadas com a obesidade, afirma um estudo divulgado nesta semana.

"Muitos agentes como as drogas e o álcool podem lesionar o fígado. Encontramos maneiras de bloquear uma via central responsável pelo dano hepático", declarou Wajahat Mehal, chefe do estudo conduzido na Universidade de Yale.

"Nossa estratégia é usar aspirina diariamente para prevenir lesões ao fígado, mas, se estas ocorrerem, também usar antagonistas TLR (um tipo de molécula que bloqueia os receptores que ativam a inflamação) para tratá-lo", explica.

O estudo, publicado no Journal of Clinical Investigation, foi realizado com camundongos.

Mehal explicou que as drogas que causam danos ao fígado, e fazem com que os pacientes não as usem por essa razão, poderão ser usadas se combinadas com aspirina.

"Isso oferece a possibilidade de reduzir em muito a dor e o sofrimento de pacientes com danos hepáticos, usando um enfoque novo e prático", assinalou Mehal, professor associado da Divisão de Doenças Digestivas e do Departamento de Imunobiologia da Escola de Medicina de Yale.

Os benefícios preventivos da aspirina no combate às enfermidades cardiovasculares e certos tipos de câncer já foram estudados e documentados.

Imprimir