Imprimir

Notícias / Brasil

Ventos de 100 km/h deixam mais de 150 mil casas sem energia no RS

G1

Rajadas de vento de mais de 100 km/h, causadas pela formação de um ciclone extratropical, deixaram áreas do Rio Grande do Sul em alerta nesta terça-feira (14). Mais de 150 mil casas estão sem energia elétrica no estado.

De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, não há registro de feridos ou ocorrências graves, mas três municípios tiveram prejuízos causados pelos ventos.

Em Fontoura Xavier (RS), casas foram destelhadas em áreas da zona rural, segundo a Defesa Civil. Também foram registrados danos em Passo Fundo (RS) e em Progresso (RS).

De acordo com a previsão meteorológica, ainda segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o ciclone extratropical está se deslocando para o Oceano Atlântico. Para quarta-feira (15), de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de queda da temperatura do ar no estado, com possibilidade de geada e previsão de rajadas de vento de moderadas e fortes.

Sem energia elétrica
De acordo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE), responsável pelo abastecimento de cerca de um terço do estado, quase 122 mil clientes estavam sem fornecimento às 15h30. Segundo a assessoria da companhia, a pior situação está concentrada na região de Pelotas, onde 78 mil estão sem luz. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, 20 mil clientes estão sem luz. Na região de Camaquã, quase 18 mil clientes são afetados.

Na área de concessão da RGE, segundo a assessoria de imprensa da empresa, pelo menos 15 mil clientes estão sem energia. Os municípios mais atingidos são Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Passo Fundo, Palmeira das Missões e Nova Prata.

Na concessão da AES Sul, 17 mil clientes estão sem luz.

Imprimir