Imprimir

Notícias / Educação

Começam discussões da nova proposta pedagógica para EJA

Secom/Vg

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande (Smec/VG) inicia, nesta quarta-feira (15/09), as discussões que nortearão a nova proposta político-pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município para 2011. Juntamente com os representantes da secretaria, membros do Conselho Municipal de Educação e das unidades municipais que ofertam a modalidade de ensino avaliarão uma minuta já elaborada e encaminhada aos segmentos interessados para análise prévia. O encontro ocorre na sede do Conselho Municipal de Educação, a partir das 18 horas.

O secretário titular da pasta, Wilton Coelho Pereira, explica que a reorganização do trabalho pedagógico se faz necessária para adequação às necessidades específicas da clientela atendida pela EJA. “Conhecer as características e necessidades desses educandos é o primeiro passo para os educadores realizarem um bom trabalho. Na EJA, o valor educativo do diálogo deve ser destacado, bem como o da participação, considerando o estudante como agente detentor de saberes que devem ser reconhecidos”.

Entre as propostas de mudanças da grade curricular está a oferta do ensino na forma mista, ou seja, presencial e semi-presencial, sendo os cursos organizados por etapas, segmentos e fases. Para o segundo segmento da EJA – que corresponde aos anos compreendidos entre o 6º e 9º - há previsão para que seja semestral. Os exames seriam oferecidos pelas escolas da rede pública municipal autorizadas e credenciadas.
Imprimir