Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Xarope adulterado pode causar mortes na Nigéria

Terra

As autoridades médicas da Nigéria advertiram sobre a existência de um xarope com paracetamol adulterado com outros componentes perigosos à venda no país. O medicamento estaria causando danos renais e poderia levar à morte de crianças.

O Departamento de Saúde do Governo do Estado de Lagos, onde fica localizada a principal cidade do país, comunicou nesta quarta-feira que vai investigar este caso em parceria com a Agência Nacional de Alimentos e Remédios (NAFDAC). Há dois meses, situação semelhante ocorreu na Nigéria.

Em nota, o diretor do Departamento de Saúde local, Jide Idris, não especificou o número de pessoas afetadas por terem ingerido o medicamento, nem especificou se houve mortes. Também não foi identificada a marca do xarope adulterado. Apenas está sendo recomendado que nenhum tipo de xarope seja ingerido.

Idris também pediu às instituições médicas da região que acompanhem o possível aparecimento de casos de crianças com complicações renais. Em caso de confirmação, as informações devem ser repassadas às autoridades de saúde.

Em novembro, cerca de 30 crianças morreram na Nigéria pelo uso de um suposto remédio para a dentição infantil que também continha paracetamol e causava problemas renais.

Naquela ocasião, as autoridades sanitárias nigerianas fecharam a empresa farmacêutica Barewa, com sede em Lagos, produtora do xarope My Pikin, identificado como responsável pelas mortes.
Imprimir