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Notícias / Variedades

Pioneira na área de cosméticos completa 30 anos em Cuiabá

Da assessoria

As mulheres brasileiras são muito vaidosas e não medem esforços para manterem-se jovens e bonitas. Toda esta preocupação com a beleza fez com que a venda de cosméticos crescesse muito no país nos últimos anos, tornando o Brasil o terceiro maior mercado mundial do segmento, ficando atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no Brasil (Abihpec), em 2009 o setor cresceu 11,8%, descontando a inflação no período e neste ano a previsão é que o crescimento atinja a marca de 12%. No mercado mato-grossense, esse desenvolvimento pode ser sentido pela expansão comercial do segmento. Um dos melhores exemplos é o crescimento da marca O Boticário em Cuiabá e Várzea Grande. A Matos & Matos, detentora da franquia na capital e na região metropolitana, tem registrado altas de até 40% nas vendas em 2010.

A empresa é pioneira no ramo e este ano completa 30 anos de existência, com 14 lojas espalhadas pelos dois municípios e cerca de 150 colaboradores diretos. De acordo com Dalva Ferraz, diretora da Matos & Matos, um dos maiores motivos do sucesso da empresa foi o fato de ter adotado o sistema de franquia. “A Matos & Matos começou como uma loja multimarcas. Depois que os fundadores da organização Jorge Luiz de Matos e Ana Virgínia Ferraz de Matos participaram de uma convenção nacional do Boticário, se entusiasmaram com os produtos e decidiram que a empresa seria uma franquia da marca”, conta.

A ótima aceitação dos cosméticos pelos consumidores permitiu a expansão da empresa, que, além de permitir a abertura de lojas nos três shoppings da cidade, também as levou para os bairros. As mais recentes foram inauguradas em junho deste ano, uma na avenida Getúlio Vargas e outra no bairro Pedra 90. “Realizamos pesquisas para identificarmos os nichos de mercado antes de abrirmos alguma loja.

Neste ano a previsão é que mais duas sejam inauguradas, uma no bairro CPA 3 e outra em um supermercado que será aberto na avenida Fernando Correa”, revela a diretora.

Ao longo dos 30 anos de existência, a Matos & Matos contribuiu para o desenvolvimento do comércio na cidade. “A Matos & Matos é uma das pioneiras no ramo de cosméticos na capital mato-grossense e sempre atendeu aos consumidores com o que há de mais avançado no segmento. Além disso, gera emprego e renda, movimentando a economia da região.

Também é um ótimo exemplo para as outras empresas, uma vez que atua fortemente no campo da responsabilidade social. A Matos & Matos atende ao que o mercado globalizado exige das empresas: uma visão de gestão que atenda a parte econômica e a social”, enfatiza Manuel Gomes, superintendente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá – ACC.

O investimento em responsabilidade social é realmente uma das características mais fortes da empresa. Tanto que em 2008 a organização recebeu um prêmio nacional concedido pela franqueadora e neste ano foi novamente premiada. “Recebemos mais uma premiação por nosso trabalho na área sócio-ambiental, com o Projeto Bio Consciência, que promove uma destinação correta às embalagens vazias de produtos e o Boti Eco, que foi uma campanha de incentivo à redução do consumo de energia elétrica”, explica Dalva.

Atualmente a Matos & Matos é dirigida por Dalva Beatriz Malhado Ferraz, que integra a empresa desde o início 1999. Os filhos de Ana e Jorge, Jorge Henrique Ferraz de Matos e Daniel Luiz Ferraz de Matos, também estão à frente da organização, como diretor de Desenvolvimento de TI, e diretor administrativo/financeiro respectivamente.
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