Imprimir

Notícias / Educação

Olimpíadas Escolares Brasileira: é de Sorriso medalha de ouro e recorde no lançamento do dardo

Da Assessoria

Sol escaldante, desgaste e um sétimo lugar, até então, na classificação. Faltavam poucos minutos para o meio-dia, quando o sorrisense, representando o estado de Mato Grosso, Fernando Norbal Martins, de 14 anos. O atleta é oriundo do Distrito de Nova Primavera e está radicado agora em Sorriso, junto a Escola Municipal Vila Bela e esta somente com quatro meses de treinamentos consegue chegar ao pódio em 1º lugar no lançamento do dardo, na pista de atletismo da UNIFOR, em Fortaleza (CE), dentro das Olimpíadas Escolares Brasileira. O resultado, 49m73 e a medalha de ouro, juntamente com o novo recorde das Olimpíadas Escolares, etapa de 12 a 14 anos. O maranhense Welington Silva Morais levou a medalha de prata com 45m39 e em terceiro lugar ficou Francisco Edivanio Lima dos Anjos, do Ceará, com 44m50.

"Não esperava nem subir ao pódio, quanto mais ganhar, batendo o recorde da prova. Estava muito mal e dei tudo de mim na última tentativa. Fiquei muito surpreso" comemorou Fernando, que tremia e chorava de emoção, pouco antes de receber sua medalha de ouro, e pratica o esporte há apenas três meses.

“Conseguimos este excelente resultado praticamente na ultima rodada de lançamentos e mesmo que estivesse sem resultados expressivos nos lançamentos anteriores, se superou na última tentativa conseguindo quebrar o recorde nacional em Jogos Olímpicos Brasileiros” comentou o treinador e diretor da Associação Sorriso de Atletismo.

"Disputei a seletiva municipal das Olimpíadas Escolares em Sorriso pelo time de futsal, mas acabamos perdendo. Tentei então o atletismo e acabei vencendo o lançamento do dardo lá e agora estou aqui, como campeão brasileiro", comemorou Fernando, que agora pretende treinar ainda mais para ir mais longe para ajudar sua mãe, que trabalha em fazendas de soja.

Observando a prova estava o ex-recordista brasileiro do lançamento de dardo, Luiz Fernando da Silva. "Este garoto tem um grande talento e um enorme futuro. Se continuar treinando o Brasil terá em breve um grande nome no dardo", declarou.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio do Governo do Ceará.
Imprimir