Imprimir

Notícias / Mundo

Nova Zelândia sofre com tempestade do tamanho da Austrália

Terra

 Uma grande tempestade que cobre uma área do tamanho da vizinha Austrália se abateu neste sábado sobre a Nova Zelândia, deixando dezenas de milhares de pessoas sem eletricidade e provocando a derrubada do teto de um estádio esportivo. Por enquanto não informações sobre feridos, mas os serviços de emergência informaram que os vendavais arrancaram centenas de árvores e telhados por todo o país, e que os bombeiros tiveram que apagar vários incêndios causados por relâmpagos na ilha do Sul.

Quase 100 mil moradores ficaram sem energia elétrica durante a madrugada, e cerca de 17 mil ainda esperam que o serviço seja restabelecido. As autoridades recomendaram à população que não saia de suas casas por causa das fortes nevadas na região norte, onde o teto de um ginásio esportivo na cidade de Invercargill caiu devido à neve acumulada.

Na ilha do Norte, as tempestades obrigaram o fechamento de todas as estradas do distrito de Manawatu, próximo à capital, Wellington. Os ventos alcançaram os 154 km/h em Auckland, a segunda maior cidade da Nova Zelândia, onde primeiro a tempestade tocou terra, que é procedente do Mar de Tasmânia ao sul da Austrália.

O temporal, qualificado pelos meteorologistas como "um dos maiores da história", chegou ao país apenas duas semanas depois que um terremoto de 7 graus de magnitude na escala Richter provocou a declaração do estado de emergência na localidade de Christchurch.
Imprimir