Imprimir

Notícias / Mundo

Celso Amorim em Cuba para entregar carta de Lula a Raúl Castro

Terra

O chanceler Celso Amorim realiza uma visita oficial a Cuba para abordar temas econômicos e entregar uma carta do presidente Luís Inácio Lula da silva ao presidente cubano Raúl Castro, informou neste sábado um funcionário da embaixada brasileira em Havana.
Amorim, que chegou na sexta-feira à capital cubana, também se reunirá com seu colega Bruno Rodríguez.

A visita de Amorim, que concluirá neste domingo e não foi anunciada para a imprensa estatal cubana, aconteceu antes de sua viagem a Nova York para assistir na próxima sexta-feira à abertura da Assembleia Geral da ONU.

Segundo um comunicado divulgado na sexta pela chancelaria brasileira, Amorim tratará na ilha "do avanço da cooperação bilateral, no contexto do aprofundamento da integração latinoamericana e caribenha" e "temas políticos e econômicos de natureza regional e global".

Em uma breve visita ao Brasil no início de agosto, Rodríguez se reuniu com Lula e com Amorim para debater diferentes temas, entre eles a libertação de 52 presos políticos cubanos, dos quais 32 já viajaram para a Espanha.

Lula, que foi alvo de críticas da imprensa de seu país e da dissidência cubana por não defender os direitos humanos em Cuba, elogiou em julho o anúncio das libertações dos 52 opositores que ainda permaneciam presos de um grupo de 75 condenados em 2003.

Imprimir