Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Sete dos 20 campeões em desmatamento estão em MT

De Brasília - Vinícius Tavares

Sete dos 20 municípios campeões de queimadas no bioma cerrado estão localizados em Mato Grosso. Paranatinga, Brasnorte, Nova Ubiratã, Sapezal, Nova Mutum, São José do Rio Claro e Santa Rita do Trivelato fazem parte desta lista que é composta por seis municípios do oeste baiano, além de outros localizados em regiões de cerrado nos Estados de Goiás, Maranhão e Piauí.

Para conter o desmatamento neste bioma, o Ministério do Meio Ambiente anunciou medidas que incluem a criação de uma "lista negra" de até 50 municípios críticos e de um sistema de monitoramento por satélite em tempo real.

Outra medida, já noticiada pelo Olhar Direto, deve ser a contratação de 4.5 mil brigadistas para controle de incêndios nos Estados que integram a região das queimadas do cerrado. O plano terá R$ 339 milhões em 2010 e 2011.

Também está em estudo, com oposição do Ministério da Agricultura, uma resolução do Banco Central que cortaria crédito para proprietários sem regularização ambiental, nos moldes do que já existe para a Amazônia.

As medidas integram o PPCerrado (Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado), lançado pela ministra Izabella Teixeira diante de um sisudo presidente Lula, em meio à crise política que atinge o Planalto.

O PPCerrado será o instrumento usado para cumprir a meta brasileira de reduzir em 40% as emissões de gás carbônico pelo desmatamento no bioma até 2020. A meta, assumida em 2009 na conferência de Copenhague, foi calculada sobre a média verificada entre 2002 e 2008, de 14,2 mil km² anuais.

Para cumpri-la, o governo planeja criar 2,5 milhões de hectares de unidades de conservação, demarcar 5,5 milhões de hectares em terras indígenas e bancar a recuperação de 8 milhões de hectares em pastos degradados. As ações de recuperação serão focadas em 20 municípios prioritários, principalmente na Bahia, no Piauí e em Mato Grosso.

Imprimir