Imprimir

Notícias / Economia

IEL-MT divulga empresas finalistas da etapa estadual

Da Redação/Com Assessoria

O sonho de muitos brasileiros em ter um negócio próprio pode se tornar uma grande ‘dor de cabeça’ se não houver planejamento e gestão. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado (Jucemat), 2,77 mil empresas fecharam as portas em 2008, 20,96% a mais que os números do ano anterior. Isso ocorre por vários motivos, como a alta carga tributária e a ausência de uma gestão empresarial profissionalizada. Para auxiliar as micro e pequenas empresas mato-grossenses a manterem-se no mercado com qualidade e competitividade, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT) e a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) promovem o Prêmio MPE – Brasil 2008. A homenagem às empresas finalistas foi realizada na noite de ontem (24), em Cuiabá.

De acordo com o superintendente do IEL-MT, Ary Soares de Souza Júnior, o prêmio reconhece, incentiva e premia as empresas que enxergaram em seus pequenos negócios, grandes oportunidades. “O MPE Brasil atua como uma espécie de consultoria para essas empresas, pois avalia as práticas de gestão e repassa as informações necessárias para que o empresário perceba o que precisa ser modificado”, ressalta ele. O prêmio, que é realizado em todos os Estados brasileiros, é dividido em quatro categorias: Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócio.

Na primeira edição realizada em Mato Grosso, 46 empresas se inscreveram. “É um número muito significativo para a primeira realização do prêmio no Estado. A meta que o MBC - Movimento Brasil Competitivo impôs até 2010 é de que 100 mil inscrições sejam feitas em todo o país e, acreditamos que Mato Grosso será um dos players para atingirmos esse número”, revela José Augusto de Castro, coordenador jurídico do MBC, entidade parceira do MT Competitivo - Programa Estadual de Competitividade, juntamente com Fiemt, IEL e Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

Das empresas inscritas, três foram selecionadas como finalistas: WB Veículos (Comércio), Cordeiro Premium do Porto (Indústria) e Bio Óleo Indústria e Comércio de Biocombustível Ltda (Indústria). “Apesar de não terem obtido a pontuação exigida para vencer a etapa estadual, as finalistas estão no caminho certo. Não adianta sermos bons, é preciso parecermos bons. E para isso, temos que nos comparar com outras empresas. E o prêmio possibilita essa comparação”, avalia o superintendente do IEL-MT. Para definir as empresas finalistas, foram avaliados os critérios de excelência, em conformidade com o Prêmio Nacional de Qualidade, adaptado para a realidade das empresas do Estado.

Para o empresário Fernando Branco, proprietário da empresa Cordeiro Premium do Porto, a participação no prêmio aprimora os processos de gestão. “É a primeira vez que participamos de um prêmio e o conhecimento que adquirimos está sendo colocado em prática. Além disso, ser avaliada como finalista contribui para a área comercial da empresa, aumentando o volume dos nossos negócios”, afirma. Assim como ele, o sócio-proprietário da Bio Óleo Indústria e Comércio de Biocombustível Ltda, Alceu Luiz Guerra, a participação no prêmio foi fundamental para a percepção de ações específicas. “O prêmio avalia muitos critérios e isso contribui para o gerenciamento dos negócios e processos”.

Durante o evento, o diretor regional do IEL-MT, Gustavo de Oliveira, propôs um desafio à equipe responsável pelo prêmio e também às empresas mato-grossenses. “Na próxima edição, lanço um desafio de obtermos a inscrição de 200 empresas. É uma meta arrojada, mas que com o nosso empenho e a determinação das empresas do Estado, vamos obter êxito”, garante ele. O MPE Brasil contou com o apoio da Sicme, da Fundação nacional da Qualidade (FNQ), do MBC, do Grupo Gerdau, da Petrobrás e do Sebrae Nacional. As três empresas mato-grossenses finalistas na etapa estadual participarão da fase nacional no mês de abril, em Brasília.
Imprimir