Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Vodca nos olhos pode provocar cegueira, alerta Ministério da Saúde

De Brasília - VT

Não demorou muito para chegar ao Brasil a "inútil" brincadeira de pingar vodca nos olhos. Surgida nos Estados Unidos e na Inglaterra, a prática virou moda entre meninos e meninas e preocupa os especialistas na área da saúde. Nas baladas, os jovens arriscam a própria saúde ocular com a falsa idéia de que a bebida nos olhos vai, supostamente, acelerar a embriaguez. A ação é perigosa, e o risco de ficar cego é alto, pois a vodca tem uma porcentagem muito grande álcool e o álcool é tóxico para a membrana da superfície ocular.

De acordo com a oftalmologista Roberli Bicharra, diretora-geral do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de JaneiroA especialista explica que a substância pode causar a deterioração e descamação da córnea, facilitando infecções. “Com a cicatrização, ocorre a formação de uma membrana branca que vai impedir que a visão ocorra.Então, pode acarretar perda parcial ou total da visão."

Já existem relatos de pessoas no Brasil que tiveram sérios danos na visão por pingar vodca nos olhos. A Drª. Roberli Bicharra orienta, caso esse tipo de situação ocorra, que a pessoa lave imediatamente o local com água filtrada em abundância e jamais esfregue o olho, pois pode desencadear o aumento da descamação na área da córnea.

Já a psicóloga Suely Guimarães afirma que comportamentos de risco, como o de pingar vodca no olho, são relativamente comuns na adolescência. Ela destaca que os pais devem ficar em alerta para orientar corretamente seus filhos. "É muito importante que os pais estejam atentos a tudo que acontece no dia a dia dos filhos. Eles precisam ter condições de oferecer suporte e orientação para ajudar o jovem a atravessar o momento da adolescência", orienta a psicóloga. (Com informações do Miniatério da Saúde).
Imprimir