Imprimir

Notícias / Turismo

Plano prevê redução de riscos no turismo antes da Copa

De Brasília - Vinícius Tavares

O Estado de Mato Grosso vai agir preventivamente para evitar que catástrofes naturais ou epidemias prejudiquem o setor de turismo e a queda no número de turistas. De acordo com a secretária estadual de Turismo, Vanice Marques, a orientação a ser seguida foi o tema principal do Seminário Gestão de Risco e Crise no Setor Turístico, promovido em parceria pelo Ministério do Turismo e pela Organização Internacional do Turismo nesta quinta-feira (23), em Brasília.

“O objetivo deste seminário é alertar as autoridades governamentais e os empresários do trade turístico para que sejam colocadas em prática ações preventivas que evitem ou diminuam as perdas quando ocorrer problemas envolvendo catástrofes naturais como tsunamis ou vulcões ou mesmo epidemia de doenças”, destacou.

O seminário trouxe a Brasília especialistas de todo o mundo. No caso do Brasil, a principal preocupação é com os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. A secretária lembra que a possibilidade de Mato Grosso sofrer uma epidemia de dengue é motivo de preocupação e deve ser enfrentado por meio dos métodos discutidos em Brasília. Segundo ela, estes riscos têm que ser evitados a partir da elaboração de planos de gestão.

“No caso de Mato Grosso, este seminário serviu para ouvirmos alguns casos trazidos de fora do país sobre o enfrentamento destes acontecimentos. O setor turístico de Mato Grosso estará preparado para realizar eventos sem sermos pegos de surpresa”, concluiu.
Imprimir