Imprimir

Notícias / Variedades

Intérprete de Lula no cinema aposta que filme pode participar do Oscar

G1

O ator Rui Ricardo Diaz, intérprete de Lula no longa-metragem "Lula - O filho do Brasil", recebeu com alegria e otimismo a notícia da escolha do filme como representante brasileiro na disputa por uma das cinco vagas no Oscar na categoria de melhor filme em língua estrangeira. Diaz acredita que a produção tem todas as condições de ser incluída entre os finalistas que vão brigar pela estatueta no ano que vem.

"Creio que é uma história bonita e que tem o perfil da premiação. É um épico, antes de qualquer coisa. Conta uma história de superação humana espetacular e tem excelentes características técnicas. Além disso, o filme foi muito bem realizado e bem finalizado", disse o ator, comentando a produção dirigida por Fábio Barreto.

Anunciada na manhã desta quinta-feira (23), em São Paulo, a decisão foi tomada de forma unânime por uma comissão que reúne membros indicados pelo Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Agência Nacional de Cinema do Brasil e Academia Brasileira de Cinema.

Assunto encerrado
O ator minimizou a polêmica em torno de um possível uso do filme como instrumento político ou de campanha eleitoral pelo atual governo.

"Quem está no poder hoje não depende deste filme para absolutamente nada. E também não será esta produção que vai alterar alguma coisa no curso das eleições. Acredito que o longa não vá influenciar em nada. Não tem mais sentido falar sobre o assunto", destacou.

Diaz também lamentou o estado de saúde do diretor do longa. Fábio Barreto, de 52 anos, sofreu um grave acidente de carro no dia 19 de dezembro do ano passado, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele perdeu o controle do carro, que capotou várias vezes.

“Foi um choque, mas mantenho sempre a esperança. Espero que ele se recupere e que, quem sabe, possa estar com a gente na cerimônia de entrega do Oscar em 2011. Acho que cada notícia boa serve para ajudá-lo de alguma forma. Confio e vou acreditar sempre que ele vá ficar bom", afirmou o ator.

Ele revelou ainda que começa a filmar seu próximo projeto para o cinema em outubro. Com direção de Hermando Penna, “Os ventos que virão” será rodado em Sergipe e São Paulo.

"Faço a preparação no próximo mês. As filmagens serão realizadas em novembro e dezembro. Mais uma vez serei o protagonista, mas não posso revelar mais detalhes por recomendação da produção".

Imprimir