Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Força tarefa retira 15t de lixo na Baía de Chacororé no Pantanal de MT

Da Redação - JM

Cerca de 15 toneladas de lixo foram retiradas da Baía de Chacororé, localizada no município de Barão de Melgado, a 113 quilômetros ao sul de Cuiabá, na região do pantanal mato-grossense. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), reuniu uma força tarefa de 200 pessoas.

O secretário de estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia , o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Marcos Antônio Amaro dos Santos e o superintendente de Gestão Penitenciária, tenente coronel José Antonio Gomes Chaves, acompanharam o trabalho. “Além de promover a limpeza da região, queremos conscientizar a população de forma efetiva”, disse o secretário.

Durante toda a segunda-feira (27), os voluntários percorreram uma área de aproximadamente 100 hectares. Além de muitas garrafas “pet”, plástico e garrafas de vidro, foram recolhidos pedaços de utensílios domésticos como geladeira, fogão, um aparelho de televisão inteiro, computador, alguns remédios, pneus, brinquedos como velocípedes, bolas e boneca e outros materiais. Todo o lixo coletado foi encaminhado ontem mesmo para duas empresas especializadas para receberem o tratamento e destinação final corretos.

“O material reciclável será doado para a cooperativa de catadores, responsável pela seleção, que depois nos venderá a preço de mercado. Do que for arrecadado com a venda, 50% ficará para a cooperativa e o restante será doado para o Abrigo Bom Jesus de Cuiabá”, explicou o proprietário da empresa de reciclagem Bioterra, Odivaldo dos Santos.

Também participaram dos trabalhos de limpeza da baía de Chacororé alunos de duas escolas estaduais e piloteiros do município, reeducandos do Sistema Prisional, soldados do Exército Brasileiro, e parceiros como a CGR – Aterro Sanitário Industrial, a Secretaria de Emprego, Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e Bioterra – Projeto Vale Luz, Centro das Indústrias Produtoras e Exportadores de Madeira (Cipem), Aprosoja, MSol – Cooperativa de Catadores, Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Prefeitura de Barão de Melgaço.

Baía de Chacororé

A Baía do Chacororé é uma das três maiores do pantanal mato-grossense. O complexo das baías de Siá Mariana e Chacororé, no período das chuvas, chega a atingir algo em torno de 45 mil hectares.

Em meio ao Pantanal, região que comporta 6% de toda a água doce do planeta, a baía enfrenta uma de suas piores secas, em grande parte, consequência da destruição de barragens e do fechamento de rios e corixos que alimentam de água a Baía. Neste ano, estima-se que cerca de 70% do volume da água foi perdido.

A Sema já está concluindo o trabalho de reconstrução das barragens. A próxima etapa será a desobstrução dos corixos que alimentam o complex. Com informações da Sema.
Imprimir