Imprimir

Notícias / Cidades

Palestras motivam alunos sobre consciência cidadã

De Rondonópolis - Dayane Pozzer

Uma série de palestras sobre “consciência cidadã” apresentadas por representantes do Observatório Social de Rondonópolis (OSR) estão percorrendo instituições de ensino superior do município. O objetivo é conscientizar o cidadão sobre o direito de acompanhar a aplicação de recursos públicos em sua cidade, bem como a consciência que deve ter enquanto cidadãos em todos os setores da sociedade.

Nesta sexta-feira (1º) a palestra será ministrada para alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no campus de Rondonópolis. O evento está sendo intermediado na instituição pela professora Edileusa Pena, doutora em Ciências Sociais e jornalista. Esta é a quarta apresentação do grupo, que realizou encontros na Unic, Facer e Faculdade Anhanguera.

O Observatório Social é uma organização que dá apoio à comunidade na pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comportamento de entidades e órgãos públicos com relação à aplicação dos recursos, ao comportamento ético de seus funcionários e dirigentes, aos resultados gerados e à qualidade dos serviços prestados.

O funcionamento da organização também é levado ao conhecimento dos alunos, que podem se tornar voluntários. “Através dessa conscientização podemos melhorar nossa qualidade de vida cidadã porque monitorando evitamos gastos desnecessários do dinheiro público. O Observatório utiliza o monitoramento visando a transparência, a seriedade, a ética em benefício da população”, explica a presidente Nezir de Freitas.

O administrador de empresas Dizioli Luiz Pissala, morador de Rondonópolis e voluntário do Observatório participa com as palestras levando sua contribuição como cidadão, alertando as pessoas de que elas são protagonistas das mudanças necessários. A apresentação na UFMT terá início às 19h.
Imprimir