Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Médica ministra palestra gratuita em Cuiabá sobre obesidade

Da Redação - Julia Munhoz

A obesidade é o tema da edição de setembro do Projeto Exercitando Saúde, que acontece nesta quinta-feira (30). A Dra. Natasha Slhessarenko, pediatra e patologista clínica, da DASA, que representa em Mato Grosso as marcas Cedic/Cedilab, dará uma palestra sobre o tema, a partir das 16h, no Auditório do Cedic. O evento promovido pela DASA será aberto à comunidade.

Dados da mais recente Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram que a obesidade já pode ser considerada uma epidemia no Brasil. Cerca de 50% dos homens com mais de 20 anos apresentam sobrepeso e 12,4% estão obesos. Entre as mulheres acima de 20 anos, os casos de sobrepeso chegam a 48%. No entanto, o número de obesas é mais alto: 16,4%.

Nem as crianças escapam dessa estatística alarmante. O problema já atinge 11,8% das meninas e 16,6% dos meninos entre 5 e 9 anos. “A obesidade traz muitos riscos à saúde, pois está associada a doenças graves como diabetes, hipertensão arterial, síndrome metabólica, aumento do colesterol e até osteoporose e doenças ortopédicas”, afirma a Dr. Natasha Slhessarenko.

Durante a palestra, a médica mostrará que mudanças simples podem contribuir para vencer o problema. “É preciso rever tanto a alimentação quanto o sedentarismo. A comida está mais farta na mesa do brasileiro, no entanto, é uma alimentação de péssima qualidade. É preciso evitar frituras, os lanches de fast food hipercalóricos e alimentos industrializados que têm alto teor de gordura”, explica a Dra. Natasha.

Alimentos frescos e naturais, como verduras, legumes e frutas devem ser priorizados nas refeições, por conterem fibras e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Outra sugestão é dar preferência ao preparo de pratos cozidos, assados e grelhados, evitando ao máximo o uso de óleo ou outro tipo de gordura.

As atividades físicas também devem entrar na rotina diária. “Não é preciso muito esforço. Mudar o padrão de sedentarismo é o primeiro passo. Em vez de usar o elevador, subir pelo menos um lance de escadas. Descer do ônibus um ponto antes do local de trabalho. São pequenas mudanças que trazem benefícios”, conta a médica.

A médica também recomenda que, a médio prazo, os exercícios se tornem parte da rotina. Especialmente nas casas em que há crianças. “Os pais precisam dar o exemplo e também devem estimular os filhos a se exercitarem. Em lugares com períodos de muito calor e seca como Cuiabá, recomendo atividades como natação, hidroginástica, ou esportes em quadras cobertas”, ressalta. O suor é o sinal de que o exercício está surtindo efeito, pois demonstra que está havendo aumento da frequência cardiovascular.

A palestra também vai evidenciar a importância de se procurar acompanhamento médico para vencer o problema, já que as doenças relacionadas à obesidade costumam ficar com os sintomas camuflados por muito tempo. “Dependendo do caso, o médico vai definir os exames mais indicados e a conduta certa para tratar o paciente. Essa recomendação vale para pessoas de qualquer idade”, conclui a Dra. Natasha.

O projeto “Exercitando saúde” tem o intuito de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população e democratizar as informações sobre saúde. A palestra sobre obesidade será no dia 30 de setembro, às 16h, no Auditório do Cedic, na Rua Barão de Melgaço, 2777, Centro. As inscrições para participar devem ser feitas antecipadamente por telefone, no número 65 3617 5500.

Com informações da assessoria.
Imprimir