Imprimir

Notícias

Eleitor pode imprimir a colinha do site do TRE

Da assessoria - TRE/MT

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso disponibilizou no site www.tre-mt.jus.br um mecanismo para o internauta imprimir a cola que vai facilitar o voto para os seis cargos que estão em disputa nestas eleições. Quem não tem acesso à internet deve procurar um cartório eleitoral e retirar a cola com os espaços em branco, para preencher nos locais indicados os números dos candidatos.

No domingo, o eleitor terá que digitar 25 números para concluir a votação. Para evitar filas e acelerar o processo, a Justiça Eleitoral recomenda ao eleitor levar a colinha, um folheto com os espaços onde ele deve anotar os números dos seus candidatos. A colinha auxilia não apenas a memorizar os números, mas também a sequencia de votação.

A legislação brasileira privilegia os cargos proporcionais na sequência dos votos. O primeiro cargo a receber os números é o de deputado estadual. Cinco dígitos deverão ser pressionados até que a foto do candidato apareça na tela. Após conferir a foto do candidato, o eleitor deverá confirmar o voto pressionando a tecla verde, de confirmação.

Repetindo o processo, o eleitor continuará a votação escolhendo seu candidato a deputado federal, cujo cargo possui quatro dígitos.

Finalizados os votos para os cargos proporcionais, inicia-se a votação para os cargos majoritários. Nestas eleições, o eleitor escolherá dois senadores. A tela do primeiro voto aparece logo após a confirmação do voto para deputado federal. São mais três dígitos e o botão confirma. Outra tela idêntica aparecerá solicitando outros três dígitos para que o eleitor escolha outro candidato ao Senado, diferente do primeiro. Caso insista em votar no mesmo candidato duas vezes, o segundo voto para senador será considerado nulo.

Encerrada a votação para o Senado, é hora de escolher os candidatos ao governo e à presidência da República. Os dois cargos são escolhidos digitando apenas dois dígitos. Sempre confirmado após a exibição da foto do candidato na tela da urna eletrônica.

São 25 teclas a serem digitadas, o que reforça a necessidade de o eleitor utilizar a cola distribuída pela Justiça Eleitoral.

Justificativa Eleitoral

No site do TRE também é possível encontrar o link para impressão da justificativa eleitoral, que dever ser utilizada pelos eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral no dia 3 de outubro.
Imprimir