Imprimir

Notícias

Expectativa é de tranquilidade nas eleições do Rio Grande do Sul

ABr

O Rio Grande do Sul, quinto maior colégio eleitoral do país, deve ter eleições tranqüilas neste domingo (3). A expectativa é do assessor-chefe da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado, Josemar dos Santos Riesgo. “As eleições no Rio Grande do Sul têm sido tranqüilas. Acreditamos que este ano se repita”, afirma.

Amanhã devem ir às urnas 8.112.236 eleitores que votarão nas 26.197 seções eleitorais. Para cada sessão haverá quatro mesários, o que totalizará mais de 100 mil pessoas trabalhando no pleito. A previsão do TRE é que sejam gastos nas eleições de 2010 R$15.300.000,00 - R$ 1,88 por eleitor.

Apesar da tranquilidade prevista, todo o efetivo disponível da Polícia Federal no estado foi mobilizada para reforçar a segurança. Serão 600 policiais federais que se somarão aos 15 mil policiais militares que atuarão nas eleições.

Além disso, foi criado um juizado no Fórum Central de Porto Alegre especialmente para tratar de problemas como boca de urna, transporte de eleitores e tentativas de compra de voto.

O superintendente da Polícia Federal no estado, Ildo Gasparetto, ratificou que a previsão é de que esta seja uma eleição sem grandes problemas. “Acreditamos que tudo correrá normalmente. Não foi necessário pedir reforço a outros estados”, afirmou.

Votam também neste domingo os presos provisórios e os adolescentes em unidades de internação. Esta é a terceira eleição em que é permitido o voto aos presos no Rio Grande do Sul.

Este ano serão 1.858 pessoas, em 33 estabelecimentos penais ou unidades de internação de 25 municípios, que se cadastraram na Justiça Eleitoral até 5 de maio.
Imprimir