Imprimir

Notícias / Educação

Federal se Santana inaugura alojamento para indígenas

R7

A Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana) inaugurou um prédio residencial para estudantes de origem indígena na última quinta-feira (30). A residência, que faz parte da política de ações afirmativas da universidade da Bahia e, com capacidade para abrigar 20 estudantes, já possui projeto de ampliação. A obra prevê o aumento dos estudantes indígenas na instituição, já que o sistema de cotas determina duas vagas em cada curso para membros de comunidades indígenas.

Segundo o vice-reitor Washington Almeida Moura os recursos federais para a obra já foram captados, mas ainda precisam de liberação. Consuelo Penelu, chefe da Undec (Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário), afirma que a residência surgiu depois que a administração da universidade enxergou a necessidade de um espaço próprio aos alunos indígenas, onde eles possam manter e praticar os costumes de sua origem.

Na inauguração do espaço no campus estiveram representantes de diversos povos indígenas que assistiram a manifestações culturais de seus povos.

Alojamento

No último dia 13 de setembro, a Uefs também inaugurou um novo prédio residencial com cerca de cem vagas no campus para estudantes de baixa renda. A previsão é que a capacidade máxima chegue a 156 vagas, com obras de ampliação previstas para iniciar nos próximos dias.
Imprimir